Linchar – Verbo que só é possível conjugar covardemente, isto é, em grupo. Bastam umas 10 pessoas e uma vítima franzina e a conjugação é consumada rapidamente, na voz ativa. Em vez da língua, são usados mãos e pés, mas para pronunciar bem o verbo linchar, o grupo se vale de paus e pedras e outras ferramentas de expressão. Por ser praticado sempre por uma multidão é que o verbo linchar só é declinado na primeira pessoa do plural. Brasil afora, linchar é um verbo declinável nas mais diferentes prosódias, como se vê hoje em dia. Do ponto de vista etimológico, linchar é a maior prova de quanto dói um estrangeirismo, conforme ensinou William Lynch aos brasileiros.
Linchamento – Substantivo que sempre foi comum e agora soa comumente na voz do povo. Palavra polissílaba, linchamento se pronuncia aos gritos, berros e uivos, enquanto a vítima se manifesta somente por urros. Geralmente os exercícios orais de linchamento ocorrem em lugares públicos, como ruas e praças, onde a acústica aparentemente nem sempre é boa, pois a polícia nunca ouve linchamento a tempo, embora ressoe em uníssono.
Linchador – É substantivo sobretudo masculino, sem dúvida, porém devido à emancipação feminina o verbete ganhou a sua representação nos incidentes, onde linchadora e linchador podem ser vistos lado a lado, e a vítima justiçada entre eles. Numa incompreensível contradição gramatical, por maior que seja a multidão a estraçalhar alguém, não existe coletivo específico para linchador. Turba é o mais usado, porém mais pelo alarido que pelo número ou ferocidade dos envolvidos. Em meio à selvageria, nem sempre o vocabulário é suficiente.
Linchado – Particípio, cada vez mais rodeado de participantes. É mais conhecido no singular que no plural, linchados, mas isso é só questão de tempo e oportunidade. É que o verbo linchar depende apenas da relação de forças. Embora palavra variável, não há variação de grau: ainda não se soube de diminutivo como linchadinho, mas com a redução penal nada é impossível. E o aumentativo linchadão também parece improvável: teria que ser uma vítima bem acima de 2m. Nesse caso, exigiria uma torcida organizada para o linchamento. É, não chega a ser improvável.
ENQUANTO ISSO, LOGO ALI
Quadrinha presa na ampulheta
Quando eu era o que não sou agora
eu era um que hoje já não sou mais
Fui outro antes de mim e de outrora
um que amanhã será de tempos atrás.




*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial