Sede do Grupo Band RS na PUCRS integra movimento de inovação em Negócios

Escola de Negócios e Parque Tecnológico da instituição lideram o conjunto de iniciativas

Escola de Negócios da PUCRS lidera o movimento - Bruno Todeschini/PUCRS

No final deste ano, o Grupo Bandeirantes mudará de sede em Porto Alegre e passará a ocupar dois andares do prédio 50 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A instalação da emissora no campus da instituição integra um movimento que visa ampliar o ecossistema de Inovação e Empreendedorismo e fortalecer a atuação da Escola de Negócios - que lidera a iniciativa juntamente com o Parque Tecnológico (TecnoPuc).

Com o objetivo de consolidar a PUCRS como um dos mais completos ecossistemas do setor no Sul do Brasil, o conjunto de ações foi idealizado nos últimos dois anos e é organizado em dois grandes eixos: geração e desenvolvimento de mercados e a formação imersiva em trabalhos, inovação e empreendedorismo. A partir deles, serão desenvolvidas atividades estruturantes, que serão divulgadas ao longo do ano.  

Conforme Éder Henriqson, decano da Escola de Negócios, a Band representa uma empresa âncora, que se somará a outras já presentes na universidade. "Ao se inserir na PUCRS, coloca-se junto a um laboratório vivo para suas inovações e a um ambiente dinâmico e pulsante em conhecimentos e ciências", explica.

Para o gestor, será possível ampliar espaços de experiências e oportunidades de desenvolvimento dos estudantes. "Nós desejamos fortalecer ainda mais os ambientes de práticas imersivas de mercado, avançando em um modelo disruptivo de ensino, pesquisa e extensão", destaca. 

Oportunidades na Comunicação

Entre as ações a serem desenvolvidas está a criação de novos ambientes do Tecnopuc dentro da Escola de Negócios. O intuito é fomentar a interação entre startups, empresários e a área acadêmica, com projetos que integram estudantes, docentes, pesquisadores e empreendedores.

O Ecossistema de Inovação da PUCRS possui diferentes startups de Comunicação, de geração de conteúdo e de transmissão. Assim, além de expandir a indústria criativa nessa área, a integração com a Band proporcionará oportunidades e projetos comunicacionais e em Marketing para parceiros e alunos. 

Rosângela Florczak, decana da Escola de Comunicação, Artes e Design, acredita que esta é uma chance de sinergia. Conforme a executiva, muitas parcerias poderão ser desenvolvidas, tanto para a formação dos futuros profissionais, por meio de vagas de estágio, quanto para atualização dos colaboradores do grupo. "Com a presença da Band, fortalecemos ainda mais o ecossistema de Comunicação a serviço da indústria criativa, no qual a Famecos tem um protagonismo histórico", defende.

Comentários