Jornalistas avaliam experiência de produzir conteúdo na Web Summit

Rafael Codonho e Tomás Adam estão no evento como representantes do portal Metrópoles

Gaúchos são sócios da Critério - Resultado em Opinião Pública - Crédito: Arquivo pessoal

Os jornalistas Rafael Codonho e Tomás Adam, gaúchos e sócios da Critério - Resultado em Opinião Pública, estão na Web Summit para uma missão diferente do ofício diário. É que a dupla veio para cobrir o evento como repórteres de um portal de notícias nacional, o Metrópoles. Em conversa com o Coletiva.net, eles contaram um pouco sobre a experiência em uma das maiores conferências do mundo sobre Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo.

Os jornalistas estão acompanhando a quarta edição presencialmente. Dessa vez, segundo Tomás, acaba sendo uma redescoberta voltar a trabalhar tão diretamente na geração de conteúdo, já que no dia a dia eles atuam mais focados no direcionamento estratégico. Por outro lado, Rafael completa: "Mas os painéis são tão ricos que somam ao nosso repertório, com temas da pauta de gestão, empreendedorismo e inovação".

Para ele, o evento tem a característica de acrescentar camadas nos tópicos a cada edição. "É como uma travessia guiada para o futuro." Além disso, ele observou que, em 2022, a Web Summit conseguiu "dar mais concretude a assuntos que antes pareciam etéreos e distantes". E disse: "Teve uma relação de mais conexão entre o que era discutido nos palcos e o que era apresentado pelas empresas nos pavilhões".

E a famosa 'Síndrome de Fomo' -  sigla para "Fear Of Missing Out', que, em tradução livre ao português, significa "medo de ficar de fora" - pega, inclusive, os mais experientes. É o caso de Rafael e Tomás. Eles explicaram que, ao montar a cobertura de um evento do tamanho da Web Summit - neste ano, eles contaram com a curadoria da agência Brivia -, o primeiro desafio está em fazer uma escolha, sabendo que, ao optar por um painel, é preciso deixar de lado outras cem opções. 

Segundo Tomás, isso tem "um quê de frustrante", pois a sensação é realmente de estar sempre perdendo algum conteúdo importante. "Buscamos definir uma trilha, mesclando vários temas distintos, e seguir em frente. Pensando muito também no interesse da audiência e em oferecer uma perspectiva diferente", ponderou ele.


Com o apoio do canal Markket e da agência Euro, as jornalistas Cleidi Pereira e Márcia Christofoli, ao lado do social media Felipe Ramires, trabalham em uma cobertura especial da Web Summit. Realizado em Lisboa, Portugal, o evento de Inovação e Tecnologia, que neste ano recebe mais de 250 palestrantes e 70 mil participantes, acontece de 1° a 4 de novembro.

Comentários