A maior que temos, em série especial para TV de dez anos atrás

Por Marina Mentz

"Doce de Mãe", que, ainda bem, está disponível no Globoplay, estreou em 2014, depois de ter sido estrondosa como especial de fim de ano da Globo, em 2012. Nesse intervalo, teve o Emmy Internacional de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro, a protagonista gigante Dona Picucha. 

Ali, acompanhamos uma viúva de 85 anos que lida com as situações cotidianas com muito humor e sabedoria. Única para cada personagem e, ao mesmo tempo, sempre versátil, Fernandona cativa demais como Dona Picucha e dá sustância ao roteiro. A série aborda temas como envelhecimento, família e mudanças com um toque de humor e sensibilidade. O elenco também tem Marco Ricca, Matheus Nachtergaele, Louise Cardoso e Mariana Lima.

Na época das gravações, Fernanda Montenegro tinha 85 anos, e mesmo assim fez várias cenas que exigiam bastante energia e presença de espírito, demonstrando seu comprometimento e entrega como atriz que alia a força do texto e a presença física.

As filmagens foram principalmente em Porto Alegre, proporcionando um cenário autêntico e familiar. A equipe de produção enfrentou o desafio de capturar o cotidiano de uma maneira que fosse tanto realista quanto envolvente.

Autor
Marina Mentz é jornalista, doutora e pesquisadora das infâncias brasileiras. Cofundadora da Bisque Laboratório Criativo, tem experiência na área de Comunicação, com passagens por agências e redações de jornal impresso, televisão, rádio e digital. Há 12 anos, pesquisa a presença das violências contra infâncias na mídia. E-mail para contato: [email protected]

Comentários