'Gaveta de Guardados' marca estreia do jornalista Ricardo Bueno na poesia

Atualmente em pré-venda, o livro será lançado em dezembro

Obra traz o selo da Alma da Palavra - Divulgação

Às vésperas de completar 60 anos, celebrados em 19 de dezembro, o jornalista e escritor Ricardo Bueno faz a estreia na poesia com o livro 'Gaveta de Guardados'. A obra traz o selo da Alma da Palavra, agência de produção de conteúdo dirigida pelo próprio autor e pela esposa, a também jornalista Maria Fernanda Pacheco. Atualmente em pré-venda, a publicação será lançada em dezembro.

Bueno explica que o livro nasceu após um encontro, em 2016, com o poeta Cesar Brixner, que o motivou a retomar a escrita de poemas, que estava "adormecida" desde a adolescência. "Voltei a escrever com frequência e, de lá para cá, tenho compartilhado os versos nas redes sociais. Como a repercussão em geral é muito positiva, decidi que era hora de organizar minha produção", conta. Segundo o autor, o nome da obra remete a quatro gavetas e espera que, uma vez abertas pelos leitores, "revelem guardados que possam mexer com a sensibilidade". 

Podcast

Em 2020, Bueno foi selecionado por um edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), e recebeu apoio financeiro para colocar no ar quatro episódios do podcast 'Gaveta de Guardados - poesia para ouvir e sentir'. Nos capítulos, o jornalista recita poemas de sua autoria, bem como de escritores gaúchos, como Laís Chaffe, Mar Becker, Maria Alice Bragança e Ricardo Silvestrin

Os programas estão disponíveis na plataforma SoundCloud, por meio deste link. "Ter sido selecionado foi mais um indicativo de que provavelmente faria sentido apostar nessa veia literária", pondera o jornalista. Interessados em adquirir um exemplar do livro, que está com preço especial de pré-venda, podem entrar em contato por meio do telefone (51) 9 9844 0652.

Sobre o autor

Ricardo Bueno escreveu mais de 20 livros sobre momentos históricos do Brasil e temas relacionados à Economia, Cultura e Sociedade. Em 2017, foi finalista da categoria Especial do 'Prêmio Açorianos de Literatura' com o livro 'O aço e as artes'. Além disso, é autor da biografia de José Galló, intitulada 'O poder do encantamento', e do romance histórico 'Sobre memórias e sonhos compartilhados', que narra os 90 anos da cooperativa Sicredi Centro Serra, fundada em 1927.

É criador e gestor de conteúdo do podcast 'Clube FTA - Futebol, Trago & Assados', disponível no Spotify e atualmente em recesso, com 2ª temporada prevista para se iniciar em fevereiro de 2023. Diretor da Alma da Palavra, ainda é ghost-writer (escritor-fantasma, em português, é a pessoa que prepara ou escreve anonimamente uma obra literária), trabalha com projetos culturais, biografias empresariais e atua como redator na produção de conteúdos para redes sociais, sites, e-mail marketing e outras ferramentas de relacionamento web.

Comentários