Alexandra Freitas assume gerência de Jornalismo da rádio Guaíba

Jornalista passa a ocupar cargo após se desligar da RBS TV, onde trabalhou por 25 anos

Alexandra Freitas coordenou diferentes projetos em 25 anos de RBS TV - Crédito: Arquivo pessoal

A rádio Guaíba conta com uma nova gerente de Jornalismo desde a última semana: a jornalista Alexandra Freitas. Ela assume o cargo após se desligar em novembro do último ano da RBS TV, onde trabalhou por 25 anos. Em conversa com a equipe de reportagem de Coletiva.net, a comunicadora avaliou o período que atuou na antiga emissora e falou sobre o novo momento de sua carreira.

Alexandra contou que desde que saiu da RBS TV passou a receber propostas, porém, a da Guaíba a conquistou por se tratar de Jornalismo diário e também por sempre achar o veículo interessante. "Estou cheia de perspectivas, nunca trabalhei em rádio e o projeto é um desafio daqueles que gosto. Sem contar que ter a possibilidade de atuar em uma emissora com tanta história e reconhecimento é uma grande responsabilidade", afirmou. 

A profissional se sente muito feliz de integrar o time da rádio Guaíba e acredita que levará muito de sua experiência para a nova redação, mas também aprenderá com os colegas da emissora. Além disso, disse que sua missão é garantir, junto a equipe, que os ouvintes continuem recebendo Jornalismo de qualidade com agilidade e credibilidade. 

Segundo Alexandra, quando ingressou na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) para cursar Jornalismo, já tinha em mente que trabalharia em rádio, pois sempre foi "muito inquieta" e acreditava que seria o meio que se adaptaria com maior facilidade. Porém, não foi o que aconteceu: "Todas as oportunidades de estágio me levaram para a televisão, onde fiquei por 25 anos. Então, é a oportunidade de realizar algo que sempre imaginei fazer no início da graduação".

Para ela, ser uma profissional de Comunicação que teve a oportunidade de vivenciar diversos processos do Jornalismo diário, incluindo mídias e gestão de pessoas, a ajudará nesse novo desafio. "Vou contar com a equipe da rádio Guaíba para continuar entregando o que os 'guaibeiros' estão acostumados, além de muitas novidades que serão anunciadas em breve", destacou.

RBS TV

Alexandra recordou que durante os 25 anos que atuou na RBS TV desempenhou diversas funções. Desde o início da carreira gostou de atuar com Jornalismo diário e hard news. "Trabalhei da produção dos telejornais, produção do núcleo da Globo, chefia de reportagem, coordenação do G1-RS até a coordenação do Jornalismo das emissoras do interior", explicou.

Nas funções citadas, Alexandra participou de coberturas de eleições e de grandes factuais fazendo a gestão de logística, decidindo onde, como e o que as equipes de reportagem fariam. Além de ter organizado a cobertura do furacão Catarina, em 2004, e ter tido papel fundamental ao cobrir a enchente do Vale do Taquari, em setembro do ano passado, trabalhos que a proporcionaram satisfação profissional e aprendizado.

Na coordenação do G1-RS, participou de projetos como o 'Monitor da Violência', cujo trabalho acompanhou os casos de 1.195 vítimas de mortes violentas registradas durante uma semana no Brasil. Também iniciou o processo de integração entre a RBS TV e o portal de notícias da rede Globo. No 'JA - Bem pra ti', iniciativa na qual o 'Jornal do Almoço' viaja para cidades da Região Metropolitana e do interior do Estado, Alexandra era responsável por toda a logística. 

A jornalista teve a oportunidade em trabalhar ao lado de profissionais com os quais aprendeu e se tornaram seus amigos. Conforme ela, também sempre pôde contar com gestores que identificaram seu potencial e talento. Segundo Alexandra, trabalhar na RBS TV foi muito importante em sua formação profissional. Além disso, a saída da TV não foi uma surpresa, pois era algo esperado devido a uma série de mudanças que vinham acontecendo. "Sem dúvidas, ter passado pela emissora me ajudou a me tornar a profissional de Comunicação que sou hoje", finalizou.

Comentários