Bistrô apresenta 'Museu do Orgulho' para questionar retrocessos em diversidade corporativa

Com estética futurista e tom distópicos, a campanha imagina um cenário onde objetos de campanhas LGBTQIA+ viram relíquias expostas em vitrines

A ação questiona: será que a diversidade está se tornando peça de museu? - Crédito: Divulgação

A Bistrô lançou a campanha 'Museu do Orgulho' com o objetivo de provocar o mercado publicitário e corporativo, "em um momento de visível recuo nas agendas de diversidade e inclusão", de acordo com Fernanda Aldabe, vice-presidente Institucional da agência. Criada a partir de uma inquietação com o avanço de discursos conservadores e o desmonte de departamentos dedicados ao tema, a ação questiona: será que a diversidade está se tornando peça de museu?

Com estética futurista e tom distópico, a campanha imagina um cenário onde objetos de campanhas LGBTQIA+, como bandeiras, camisetas e cartazes, viram relíquias expostas em vitrines. O centro da ação é um vídeomanifesto intitulado 'Respeito não é moda. É compromisso', desenvolvido com apoio de inteligência artificial para criar as ambientações visuais do suposto museu.

Segundo Gabriel Besnos, vice-presidente de Criação da Bistrô, a iniciativa surgiu da sensação de retrocesso. "Estamos sendo empurrados de volta para a invisibilidade. Criamos o Museu do Orgulho como uma provocação visual. Um futuro em que a diversidade está relegada a vitrines empoeiradas é um futuro que a gente não aceita."

Ana Antonov, Head de Arte, destaca o uso estratégico da IA como ferramenta criativa: "A estética de museu distópico ajuda a tensionar o discurso de que a diversidade foi só uma fase. A IA nos permitiu transformar esse alerta em algo visualmente impactante."

Além do filme, a campanha conta com uma landing page interativa, que reúne dados sobre o impacto econômico da diversidade e um tour virtual com marcos históricos da luta LGBTQIA+. "É uma forma de lembrar que esse passado ainda é presente - e que este museu, ao contrário da ficção, é real, necessário e possível", pontua Leonardo Viana, Head de Planejamento da Bistrô e integrante do Comitê Social da agência.

Compromisso com a diversidade

Reconhecida por sua atuação em Diversidade & Inclusão, a Bistrô conquistou o 1º lugar no ranking Great Place to Work Brasil na categoria LGBTQIA+ por dois anos consecutivos, sendo referência por desenvolver políticas internas consistentes de inclusão, como comitês sociais, capacitações pela Escola Bistrô e censos anônimos de representatividade por autodeclaração.

A agência também atua com grandes marcas em projetos voltados à diversidade, como Grupo Carrefour Brasil, Gerdau, Hospital Albert Einstein, JTI e Volvo do Brasil, entre outros. A campanha 'Museu do Orgulho' integra esse posicionamento e busca fortalecer o debate em um momento de enfraquecimento institucional das pautas de equidade e respeito nas empresas. Confira o guia desenvolvido pela agência para uma publicidade diversensível.  

Ficha Técnica 

Concepção criativa: Ronald Porto, Fevi Lopes e Comitê Social 

Atendimento: Hiago Ramos 

Planejamento: Leonardo Viana 

Pesquisa: Comitê Social Bistrô 

Redação: Ronald Porto e Fevi Lopes 

Direção de Arte: Ana Antonov 

Criação em IA: Israel Damiani 

Desenvolvimento do site: Yan Mattos 

Mídia: Emi Machado e Amanda Siebra 

Conteúdo: Flávia Ogawa e Beni Velour 

Revisão: Bruno Tedesco 

Comitê Social Bistrô: Leonardo Viana, Hiago Ramos, Beni Velour, Yasmin Flores, Gabriela Lima e Amanda Siebra 

Aprovação: Fernanda Aldabe e Gabriel Besnos

Comentários