Boate Kiss: Como a imprensa cobrirá o julgamento

Coletiva.net conversou com os veículos para saber como a ação na justiça será transmitida na mídia regional

Maioria da imprensa gaúcha acompanhará ao vivo o julgamento - Divulgação/Coletiva.net

Começa nesta quarta-feira, 1º, aquele que promete ser um dos mais longos julgamentos da justiça no Rio Grande do Sul: o caso da Boate Kiss. Com previsão de duração de 15 dias, o júri sobre a tragédia, que aconteceu na madrugada de 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria, ocorrerá no Foro Central de Porto Alegre e será acompanhado pela mídia da capital gaúcha - inclusive com cobertura especial de Coletiva.net e Coletiva.rádio. O portal entrou em contato para saber como os veículos farão essa divulgação. Confira:

Grupo Band RS

Até o momento de publicação desta matéria não houve retorno. 

Grupo RBS

Diário Gaúcho

A redação integrada de rádio Gaúcha, GZH, ZH e Diário Gaúcho terá repórteres para cobrir o dia a dia no júri. Além disso, os veículos contarão com reportagem do lado de fora, para relatar a movimentação no entorno e a chegada do público no Foro Central. Também haverá transmissão ao vivo dos principais momentos do julgamento.

Gaúcha

Além das ações em conjunto, a Gaúcha prepara uma matéria especial, recuperando os principais momentos da cobertura na data da tragédia, o desenrolar nos dias que se sucederam, até a atualização do processo hoje.   

GZH

O portal traz um acervo de conteúdos que resgata o acontecimento na data e nos últimos oito anos e 10 meses. O destaque no digital é a cobertura ao vivo, em vídeo, com comentários e intervenções dos repórteres do local do julgamento. O trabalho acontecerá todos os dias, do início ao fim da sessão.

RBS TV

A ação na TV se inicia antes do julgamento, com a veiculação, no 'Jornal do Almoço', de uma série de oito reportagens recapitulando os oito anos do fato. Também há reportagens especiais no 'RBS Notícias' e no' Bom Dia Rio Grande' desde esta segunda-feira, 29, entradas ao vivo e matérias sobre os preparativos do júri.

Durante o julgamento, serão realizadas entradas ao vivo diárias em todos os telejornais da RBS TV, além de reportagens sobre as atividades do dia e ao vivo na GloboNews e divulgação nos jornais da Rede Globo e Fantástico.

Jornal do Comércio

A cobertura do julgamento será incorporada ao noticiário diário do Jornal do Comércio, com destaque para os fatos mais relevantes. O tema será abordado na editoria de Geral, que acompanha o caso desde a época da tragédia. Também poderá ter algum acompanhamento nas colunas como 'Espaço Vital', assinada por Marco Antonio Birnfeld, especializada em informações sobre o meio jurídico.

Rede Record

Correio do Povo

O jornal Correio do Povo credenciou oito repórteres e cinco fotógrafos para a cobertura do julgamento. Além de textos para o impresso, os jornalistas ainda atualizarão o site minuto a minuto, além das demais plataformas, com podcast e vídeos. A coordenação do trabalho é de Luciamem Winck, coordenadora de Produção, com apoio do chefe de Reportagem, Henrique Massaro, e do coordenador do CP on-line, Márcio Gomes. A veiculação seguirá caso o júri prossiga pelas madrugadas, com redatores do site de plantão e equipes no TJRS.

Já neste domingo, 28, o jornal publicou uma matéria especial sobre o trabalho da justiça. Haverá ainda uma outra reportagem na quarta-feira,1º, na Editoria Especial. Um podcast já está gravado, e serão produzidos ainda outros: um antes do julgamento e os demais no desenrolar.

Record TV

A Record TV está com uma equipe em Santa Maria desde a semana passada realizando matérias sobre a expectativa das pessoas da cidade e autoridades. Na quarta-feira, 1º, haverá uma programação exclusiva do Foro Central e o 'Balanço Geral RS' será realizado ao vivo do local. O caso será acompanhado diariamente até a conclusão.

Já neste sábado, 27, um repórter fez um link ao vivo com a caminhada dos familiares das vítimas. Domingo, 28, foi ao ar um conteúdo relembrando o acontecimento e a expectativa para o julgamento. Na segunda e terça-feira, 29 e 30, mais matérias para o 'Jornal da Record', além de duas produções especiais locais, nestes mesmos dias, inclusive com imagens da parte interna da boate e entrevistas com familiares e amigos. Os repórteres Jairo Bastos e Jônatha Bittencourt estão envolvidos nos trabalhos, além da equipe de produção.

Rádio Guaíba

A rádio Guaíba fará cobertura integral e presencial do julgamento, sempre com a presença de um repórter no local. A ação envolverá três profissionais, sendo um por turno. 

RDC TV

A RDC TV fará uma cobertura que será veiculada nos principais programas. A repercussão dos argumentos e decisões do júri, entrevistas com especialistas em Direito penal e criminal, além de espaço para familiares e sobreviventes da tragédia, integrarão os conteúdos que irão ao ar. A emissora possui seis colaboradores credenciados para rodízio de veículos de imprensa dentro do júri. Os demais dias serão acompanhados da sala de imprensa, destinada às equipes jornalísticas. 

Na quarta-feira, 1º, Ieda Risco, apresentadora do 'Manhã RDC', estará ao lado de Armando Burd, ao vivo do Foro. A cobertura será transmídia, com prioridade para a televisão, mas também com os principais destaques disponíveis nas redes sociais e no site da RDC TV. A data em que se inicia o julgamento é também o dia de estreia do 'RDC NEWS', programa comandado pela jornalista Carolina Aguaidas.

Rede Pampa

Na TV Pampa, haverá uma série de matérias especiais, com uma retrospectiva do fato, sobreviventes e vítimas, aproveitando o conteúdo da cobertura realizada na época. Na Rádio Pampa, terá o acompanhamento do local, com entradas ao vivo do julgamento. Já em O Sul, além das matérias especiais, terá também cobertura ao vivo.

SBT 

O STB-RS iniciou a cobertura do julgamento da boate Kiss no sábado, 20, com a entrevista do réu Luciano Bonilha Leão para o 'SBT Brasil' e para o portal 'SBT News'. A produtora Ingrid Oliveira e duas equipes de reportagem, encabeçadas por Gabriela Lerina e Luciane Kohlmann, acompanharão diariamente a movimentação no Foro de Porto Alegre. Depois do 'SBT Rio Grande', entre 13h e 14h, haverá exibição de lives com especialistas convidados, transmitidas no 'SBT News', que também publicará um balanço diário na parte da noite.

Desde a última quinta-feira, 25, o 'SBT Rio Grande 2ª Edição' traz depoimentos de pessoas impactadas diretamente pelo incêndio no quadro 'Memórias de uma Tragédia'. A primeira a falar foi Maria Aparecida Neves, mãe de Augusto Neves, que cursava Ciências da Computação e morreu na boate aos 19 anos. 

Nas redes sociais, repórteres e apresentadores do SBT que atuaram na cobertura do incêndio em 2013 resgatarão histórias e sentimentos do trabalho jornalístico. No total, 25 profissionais estarão envolvidos na cobertura do júri.

TVE e FM Cultura

TVE e FM Cultura farão o acompanhamento de todos os dias do julgamento, que serão noticiados nos espaços da emissora. No entanto, não haverá acompanhamento da equipe de reportagem no local.

Ulbra TV

A Ulbra TV dará amplo destaque ao julgamento na sua programação. Os repórteres estão credenciados e haverá entradas ao vivo nos programas locais todos os dias, além de entradas em rede nacional para a TV Cultura. Também estão sendo gravadas matérias sobre o caso para sair do factual. Os procedimentos que acontecerão no julgamento serão narrados e explicados de forma didática pelo advogado Lúcio de Constatino.

Comentários