Chuteira Preta: Carlos Guimarães e JP Fontoura lançam curso de Comunicação Esportiva

Aulas, com inscrições abertas, são ministradas durante três semanas e primeiro encontro acontece neste sábado

Carlos Guimarães e JP Fontoura ministram as aulas - Crédito: Divulgação

Os jornalistas Carlos Guimarães, da rádio Guaíba, e João Paulo - JP - Fontoura, do Correio do Povo, lançaram, conjuntamente, o curso Chuteira Preta: Jornalismo Esportivo como Resistência. Focada na Comunicação Esportiva, a formação se dará durante três semanas, com a primeira aula marcada para este sábado, 13, a partir das 9h. Todos os encontros serão na Casa Conecta (Rua Gomes Jardim, 723 - bairro Santana), em Porto Alegre. As inscrições podem ser realizadas por meio do perfil de Instagram do podcast homônimo que inspirou o projeto.

Na primeira aula serão debatidos os seguintes assuntos: Mídia, Comunicação e Jornalismo; O papel da imprensa; e Cultura e Mídia Esportiva. Já na segunda, em 20 de abril, com início às 9h, os professores abordarão temas como Assessoria de Imprensa e Gerenciamento de Crise; Velhos e Novos Meios; e Infotenimento e Performance. Por fim, o último encontro será dividido em dois turnos, um pela manhã, em que os alunos aprenderão sobre Jornalismo, Jornalista e Paixão Clubística; e Ética e o Fazer Jornalístico, com início no mesmo horário que os demais. Já à tarde, os tópicos serão: Funções e Bastidores; Novos Horizontes e o Futuro da Profissão.

Com quase 12 horas de aulas, a formação ainda reserva entrega de certificado aos participantes. Além disso, para JP, a iniciativa é uma oportunidade de oferecer mais conteúdos sobre os temas e abastecer a discussão para que, de fato, "a Comunicação Esportiva tenha motivos para ser valorizada". "Faz parte do curso estabelecer conexões e networking. A intenção é mostrar o mercado para os alunos e integrá-los, como uma iniciação para eles junto a uma rede de contatos que a gente conquistou com o tempo", disse em conversa com a reportagem de Coletiva.net.

No mesmo caminho, Guimarães ressaltou que o objetivo também é "olhar para esse novo ambiente digital", em que atuam influenciadores e comunicadores identificados, além de explorar as possibilidades das diversas plataformas e resgatar "aquilo que é a essência da crônica esportiva: o Jornalismo". "Trata-se mais de apresentar cenários que de ensinar uma técnica específica, já que hoje a Comunicação é muito orgânica e espontânea", finalizou. 

Comentários