Cinco perguntas para Maria Eduarda Fortuna

Jornalista é fundadora da Enquadra e apresenta o 'Conecta' em Coletiva.rádio

Maria Eduarda Fortuna é natural de Antônio Prado - Crédito: Arquivo Pessoal

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Eu sou a Maria Eduarda Fortuna, também conhecida como Duda, natural de Antônio Prado, na serra gaúcha, e tenho 32 anos. Sou graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e tenho um MBA em Marketing Digital pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Trabalhei como repórter das rádios Gaúcha e Guaíba e fui ganhadora de prêmios importantes da área. Há oito anos, a minha paixão pela Comunicação me levou a fundar a Enquadra, produtora de vídeos especializada em conteúdo e estratégias digitais. Sou 'ligada no 220V', amo contar histórias e estar com pessoas. 

2 - Por que você escolheu o Jornalismo?

Minha história com a Comunicação começa desde muito cedo. Aos cinco anos de idade gravei meu primeiro comercial de rádio. Lembro como se fosse hoje, quando peguei o microfone na mão pela primeira vez. Aos 15 anos, tinha meu próprio quadro na rádio da minha cidade. Me preparava muito para entrar no ar e amava receber o carinho dos ouvintes. Aos 17, fui convidada para apresentar meu primeiro programa no meio. Foi incrível a experiência de me desafiar ainda mais e ver que o feedback de quem me ouvia era muito positivo. Quando chegou a hora do vestibular, a escolha foi muito natural, eu já vivia aquilo, sabia que minha paixão era comunicar.

3 - Você estreou em Coletiva.rádio com o 'Conecta'. Como está sendo a experiência?

Estou amando voltar a me conectar com o rádio. Está sendo uma experiência muito legal e que me motiva a ficar sempre atualizada. Toda semana busco novidades e conteúdos sobre o mundo da Comunicação para trazer aos ouvintes de Coletiva.radio.

4 - Desde 2016 você dirige a Enquadra, uma produtora de vídeos para a web. Como foi mudar da reportagem para a produção audiovisual?

Foi um grande desafio. Quando tomei a decisão de empreender, dediquei-me demais em estudar e buscar conhecimento para me desenvolver em áreas que antes nunca tinha trabalhado. E foi incrível esse processo. Aprendi e aprendo demais com a Enquadra. Eu descobri em mim uma nova paixão que é o empreendedorismo. 

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Meu plano é seguir com o crescimento da Enquadra e focar ainda mais na qualidade das nossas entregas e experiência dos nossos clientes. Também quero seguir me desenvolvendo sempre, não tem como pensar em crescimento sem focar no aprendizado constante.

Comentários