Cineasta gaúcho Jorge Furtado é destaque na 'Almanaque21'
Revista digital traz edição especial com artigos sobre os filmes comandados pelo profissional

O cineasta gaúcho Jorge Furtado é destaque na revista 'Almanaque21', que conta com edição especial com artigos sobre os filmes comandados pelo profissional. Desde o primeiro curta-metragem 'Temporal', de 1984, passando por 'O Dia em que Dorival Encarou a Guarda', de 1986, 'Ilha das Flores', de 1989, 'O Homem que Copiava', de 2003, 'O Mercado de Notícias', de 2015, e culminando em 'Vai dar Nada', de 2022, são 25 produções dirigidas por Furtado que ganham evidência nas páginas da revista.
Escrita pelo jornalista e crítico de cinema Rodrigo de Oliveira, a revista digital conta com 88 páginas. Segundo o comunicador, essa é a terceira edição voltada a um diretor, Steven Spielberg e Martin Scorsese foram os primeiros, e quando pensou em escrever sobre um cineasta brasileiro, Jorge Furtado logo veio à sua mente.
Rodrigo acompanha a carreira de Furtado desde muito jovem, com 'A Comédia da Vida Privada', um dos primeiros programas que virou fã na televisão. "Com uma rápida pesquisa no começo de 2024, me dei conta que ele não só faria um aniversário importante, 65 anos, como sua carreira cinematográfica estava completando 40 anos, com o lançamento em 1984 do curta 'Temporal'. Pareceu a data perfeita para uma homenagem", explicou.
O jornalista traz nos artigos curiosidades, extraídas de entrevistas e comentários que Furtado deu durante a carreira, sendo algumas delas para o próprio Rodrigo, informações da Casa de Cinema de Porto Alegre, notícias de jornais e sites, misturadas a um texto crítico. Esse é o estilo das edições temáticas da Almanaque21, que chega ao seu número 74 após oito anos desde sua criação.