Curso ensina a fazer jornalismo independente e conquistar publicações como freelancer

Capacitação on-line promovida pelo Nonada - Jornalismo Cultural acontecerá a partir de 20 de fevereiro

Curso acontecerá entre fevereiro e março deste ano

O Nonada - Jornalismo Cultural promoverá um curso com foco em quem se interessar em atuar fora dos grandes veículos de Comunicação. O 'Jornalismo Independente: em busca da publicação' será realizado on-line, nos sábados 20 e 27 de fevereiro e 6 de março, sempre das 9h30 às 11h.

A proposta da capacitação é apresentar um novo jornalismo independente no Brasil. Além disso, está prevista na programação a troca de ideias e experiências com quem tem interesse tanto em criar um novo veículo como trabalhar como freelancer na área. 

Dividido entre os três encontros, o conteúdo inclui uma introdução à investigação no jornalismo, com dicas de ferramentas e estrutura de uma pauta para inscrever em editais e bolsas. Serão três tópicos: 1 - 'Breve histórico do jornalismo independente/alternativo no Brasil'; 2 - 'Iniciação à reportagem investigativa'; e 3 - 'Em busca da publicação'.

Os ministrantes serão o editor-fundador do Nonada, Rafael Gloria, e a também editora do portal, Thaís Seganfredo, ambos graduados pela Ufrgs. Especialista em Jornalismo Digital pela PUC e mestre em Comunicação pela federal de Porto Alegre, Gloria colaborou com periódicos como Noize, site IJNet, Jornal do Comércio e Correio do Povo. Thaís tem atuação em assessoria de imprensa, além de reportagens publicadas pelo Sebrae RS, Revista Press, projeto #Colabora e Jornal do Comércio. 

O Nonada oferecerá uma bolsa integral para a qualificação a pessoas negras e/ou trans. Interessados devem enviar email para [email protected]. Os demais participantes devem se inscrever acessando este link.

Comentários