Falecimento inédito durante Festival de Cinema marca trabalho da Pauta nesta 51ª edição

Assessoria, que atende evento ininterruptamente desde 2012, lidou com gestão de crise após morte da atriz Léa Garcia

Equipe da Pauta esteve à frente da Comunicação do Festival de Cinema de Gramado - Crédito: Divulgação

Como já é de praxe desde 2012, a Pauta Conexão e Conteúdo esteve mais uma vez à frente da Comunicação do Festival de Cinema de Gramado. A empresa, inclusive, foi criada para atender a essa mesma demanda em 1992, quando Lelei Teixeira e Vera Carneiro foram chamadas para fazer a assessoria do evento, porém as duas trabalhavam em veículos. Para esta 51ª edição, nove pessoas atuaram diretamente com o evento, sendo que uma delas foi contratada exclusivamente com esse objetivo, enquanto uma designer trabalhou apenas no pré-festival. Em entrevista exclusiva do Coletiva.net com a sócia-gerente Bianca Carneiro, destacou-se que um dos grandes desafios para a Pauta neste ano foi lidar com a gestão de crise ocasionada pelo falecimento da atriz Léa Garcia, ocorrido durante o evento.

"A gente acaba se envolvendo muito na produção também do evento. Então, essa gestão de crise acabou sendo o grande desafio: como comunicar? O que comunicar? Que decisões tomar a partir disso? Mantém a homenagem ou não?", relatou Bianca. De acordo com ela, foi preciso uma comunicação clara, além de dar todo o suporte para a família e se pensar para além das questões mais técnicas do trabalho em si, visto que o fato também gerou uma comoção.

Além do falecimento de Léa, Bianca ainda citou como desafios do trabalho alinhar a comunicação com todas as assessorias de filmes e personalidades, bem como durante o tapete vermelho. "É quase divertido no ponto de vista do nosso envolvimento, em lidar com a questão da divisão da imprensa, de como atender todo mundo, e também com a ansiedade do público, em querer estar perto, tirar fotos e falar com as equipes dos filmes, especialmente os atores e atrizes", abordou, ao complementar que também é uma das partes mais cansativas. 

Envolvimento 

Segundo Bianca, o trabalho com o Festival começa em fevereiro, quando já é possível noticiar algumas informações e se começa a pensar no evento em si. "Acabamos nos envolvendo além da comunicação e da assessoria de imprensa em si e participamos muito dessa parte também de produção, com ideias e sugestões - inclusive de nomes que vão compor comissões e júris e até homenageados", relatou. 

Durante o Festival, por sua vez, começa o trabalho desde o dia anterior à abertura, que neste ano foi na quinta-feira, 10 de agosto, até o último dia após o encerramento, com a premiação. Em termos de carga horária, Bianca contou que se pode considerar a partir das 8h30 até cada noite terminar, em torno das 23h. "Já na premiação de sábado, acabamos encerrando perto da 1h, porque fizemos transmissão no Twitter e finalizamos o release de pós", abordou. Além disso, focaram o trabalho no envio de mailing, em subir matérias no site, bem como no Twitter, além de atender à imprensa e dar subsídios para os veículos. Contudo, apesar de todos os desafios e percalços, Bianca acredita que a atuação foi muito boa. "Nos saímos muito bem. Acho que lidamos bem com isso e tivemos ótimos resultados com a imprensa", opinou.

Mirando o futuro

Para a edição de 2024, Bianca expôs que, mesmo durante o Festival, eles já anotam algumas ideias e soluções para o próximo ano do evento. "Desde o conteúdo, até o formato do evento em si, tudo isso acabamos pensando e projetando para os próximos anos", apontou. 

Conforme a sócia-gerente da Pauta, o Festival é um um cliente pelo qual tem muito prazer em atender. "É um assunto que gostamos muito, em lidar com cultura", disse, ao completar que acabam se envolvendo quase pessoalmente.


A equipe de Coletiva.net acompanha  o 51º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 11 a 19 de agosto, na Serra Gaúcha. Nessa edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou quatro estudantes de Jornalismo e Produção Audiovisual para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. Além disso, haverá conteúdos produzidos especialmente para a Coletiva.tv.

Comentários