Farid Germano Filho e Band-RS se pronunciam sobre polêmica envolvendo ato racista

Jornalista gremista imitou ato do goleiro do Mazembe, Kidiaba, que eliminou o Internacional no Mundial de 2010

Farid se sentou no chão e imitou o gesto de comemoração do goleiro Kidiaba - Crédito: Reprodução

"Ontem, nesse chão, o Farid fez sons de macaco, passando uma mensagem racista", foi com este pronunciamento que o jornalista Filipe Gamba começou o 'Donos da Bola', da Band-RS desta sexta-feira, 15. O apresentador do programa se refere ao ato protagonizado por Farid Germano Filho na edição desta quinta-feira, 14, que foi apontado como racista nas redes sociais. Na ocasião, o jornalista gremista, ao provocar o Internacional em alusão aos 13 anos da derrota para o Mazembe no Mundial Interclubes de 2010, imitou o gesto do goleiro do clube congolês, Kidiaba, com pulos sentados no chão e emitiu sons análogos a de um macaco. Em comunicado, o profissional pediu desculpas e disse ter cometido um "erro grave".

Ainda na abertura do programa, o apresentador falou que a mensagem transmitida, com o gesto feito pelo jornalista e influenciador, foi racista. "Ela atinge uma causa, não colabora em absolutamente nada no combate ao racismo. E aqui não é um pedido de desculpas a quem se sentiu ofendido, mas sim porque a mensagem ofendeu muito", declarou.

Gamba continuou a fala. "Um episódio assim fortalece o seguinte. Não basta a gente não ser racista. É preciso, além de ser antirracista, mostrar que somos contra o preconceito", declarou. O âncora ainda ressaltou que é dever de todos os jornalistas, esportivos ou não, "entender que esses atos não colaboram para uma sociedade melhor".

Além disso, Farid não participou do programa desta sexta-feira. Sobre um possível afastamento do jornalista e por quanto tempo ficaria fora da atração, a Band-RS comunicou que o caso "está com o compliance em São Paulo" e informou que, assim que a emissora tiver sua posição, será compartilhada.

Qual é a opinião de vocês sobre isso? pic.twitter.com/2hHcht5sbR

- RENATO DE FREITAS ?? (@renatojuu2) December 15, 2023

O que diz Farid

A reportagem de Coletiva.net também entrou em contato com Farid, que em vídeo encaminhado e publicado em seu perfil do Instagram, assumiu o erro. "Faço esta manifestação de muito pesar, com o coração aberto. Cometi um erro grave no 'Donos da Bola' de ontem, na nossa TV Bandeirantes. Errei, fiz a imitação do jogador Kidiaba e alguns sons que caracterizam racismo". 

No pronunciamento, Farid ainda afirma não ser racista, e pede desculpa pela imitação. "Como ser humano tenho o direito de errar, mas não posso repetir os meus erros e estou aqui para pedir desculpas para todos que me acompanham, que me seguem e me conhecem. Meu coração sangra, com a máxima verdade e lealdade. Me perdoem", finaliza o influenciador.

Comentários