Feliz aniversário: Coletiva.net completa 25 anos nesta sexta-feira

Iniciado como um informativo enviado via fax, hoje, consolida-se como multimarcas

Edição número um do guia que deu origem ao portal é publicada em 26 de abril de 1999 - Crédito: Coletiva.net

Nesta sexta-feira, 26, Coletiva.net completa 25 anos. Iniciado como um informativo enviado via fax diretamente a profissionais da Comunicação, a empresa, atualmente, é consolidada como um veículo multimarcas, agregando revistas (selo Tendência), canal de YouTube (Coletiva.tv), e rádio (Coletiva.rádio), além do tradicional portal. O dia 26 de abril de 1999 é marcado pelo envio da edição número um do boletim fundado por José Luiz Fuscaldo, José Vieira da Cunha e Luiz Fernando Moraes, o LF.

O veículo surgiu como Guia da Imprensa e da Propaganda, embrião do que se tornaria o portal um ano depois. Enviado via fax a um mailing de aproximadamente 100 jornalistas. LF Moraes lembra a inspiração para a criação de Coletiva.net, fato que crê nunca ter falado publicamente. "Quando eu ainda trabalhava no Governo do Estado, lá por 1998, tinha a assinatura de um boletim que chegava por fax chamado Fax Moagem, que hoje veio a se transformar no Jornalistas & Cia", revela. A partir daí, surgiu a ideia da criação de um folhetim semanal dirigido a jornalistas, publicitários e relações-públicas, com cobertura de temas corporativos de veículos e agências do Rio Grande do Sul.

"Naquele momento, foi no mínimo curioso observar a reação de profissionais de imprensa ao deixarem de ser 'pedra' para virar 'vidraça'. Tivemos momentos muito tensos", recorda. Além disso, LF relembra que a certeza, já desde o início, era de ter criado ali uma comunidade. "Talvez seja essa visão que fez o Coletiva.net chegar até este momento como um dos portais mais longevos do País. Que siga sempre buscando a qualidade e a inovação! Vida longa!", conclui.

O movimento de transformar o guia em um portal de notícias on-line, ainda no início das iniciativas na internet brasileira - que viu a Folha de São Paulo rumar ao meio em 1995 e o UOL em 1996 -, partiu de uma constatação do ganho de notoriedade do boletim. À época, canais de fax começaram a ser interditados nas redações jornalísticas por conta dos disparos e já não mais comportavam a demanda gerada. A solução para o problema foi expandir o noticiário para um novo ambiente: a web, com Coletiva.net.

Mas o início da empresa foi anterior a abril de 1999, uma vez que surgiu formalmente em janeiro daquele ano como Editora Coletiva, até a criação do Guia. "A iniciativa, para a nossa satisfação e alegria, foi pouco a pouco se consolidando e se tornando uma grande referência no mercado", destaca Vieira. A fase inicial de Coletiva foi "despretensiosa", mas foi uma surpresa a todos os fundadores os rápidos resultados. "Lembro de alguns publicitários dizerem que esperavam a informação ser publicada por nós para se convencerem de que era um fato e não apenas um boato que circulava pelo mercado", lembra Vieira. 

Para Fuscaldo, a sensação ao olhar para o passado, quando o portal completa 25 anos, é de orgulho, não apenas pela fundação do veículo, como por ser "pioneiro na produção de conteúdo nas redes sociais do Rio Grande do Sul", ainda na época do fax. "São 25 anos contando a história da Comunicação e dos comunicadores gaúchos. Fazendo história também. Uma trajetória de credibilidade e informação de qualidade reconhecida e seguida até hoje. Vida longa ao Coletiva.net", celebra. 

No mesmo caminho, Vieira comemora a "trajetória vitoriosa de Coletiva.net", que, inclusive, rendeu prêmios, como o de 'Veículo de Comunicação do Ano', pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), e distinções da Associação Riograndense de Propaganda (ARP). "Hoje, digo que me sinto muito feliz com a trajetória da empresa que se consolidou ao passar do tempo e, hoje, é sustentada por muita correção, responsabilidade e seriedade."

Desde então, a empresa passou por diferentes mudanças, como a troca da direção em 2016, quando Márcia Christofoli assumiu a liderança do portal, tendo como diretor Comercial Iraguassú Farias. Em 2023, Coletiva.net mudou novamente, com a adoção de um reposicionamento de marca, a consolidação da sua rádio e novos formatos de mídia, com a principal estreia daquele ano sendo o Coletiva.tv. 

Para Farias, ver toda a evolução de Coletiva.net desde 2016 é emocionante. O diretor relembrou o início da gestão. "Tínhamos uma certeza e um medo. A certeza era de que não havia rejeição e que tínhamos um belo produto, e o medo era de não conseguir manter a mesma trajetória de quem o criou. A primeira se confirmou, e a segunda se desfez rapidamente, ao mantermos o mantra da isenção, verdade e pluralidade." 

Além disso, durante a trajetória, o conteúdo foi ampliado, dando enfoque também à Propaganda, Tecnologia, às Relações Públicas, ao Cinema, à Fotografia e mídia out of home (OOH). "Crescemos barbaramente na audiência e criamos novas plataformas. Acho que fomos bem até agora. O presidente da ARI, José Nunes, diz, pelo Brasil, que somos o orgulho do Rio Grande do Sul. Eu vou além: ninguém tem feito mais do que nós pela Comunicação neste Estado", completa

Coletiva hoje

A multiplicidade que Coletiva.net adotou foi ampliada em 2021, com a inauguração de Coletiva.rádio, em parceria com a Exponencial, comandada por Luciano Costa e Rafael Cechin. Tal qual a origem, o veículo radiofônico em web se dedica a informar aos ouvintes as principais notícias do mercado da Comunicação, aliada a uma cuidadosamente selecionada lista musical, que pode ser acompanhada 24 horas por dia. 

Luciano, que também é diretor de Programação, destaca a parceria nos 25 anos do veículo ao reiterar ser "um privilégio fazer parte de um pedacinho desta história, desde 2021, por meio da Coletiva.rádio". "Uma marca que carrega sinônimos em sua história, tem muito o que comemorar. Coletiva é: mercado, Comunicação, Publicidade, inovação, profissional... São mais de duas décadas contribuindo para o crescimento do setor, dando voz a comunicadores e empresas", destaca.

Para Cechin, falar em Coletiva.net é tratar da trajetória de boa parte dos profissionais da Imprensa e Publicidade do Estado. "Quem do meio nunca ouviu falar ou esteve presente no portal, na revista, na rádio, na TV, em eventos, ou em tudo o mais que Coletiva fez neste período? Por isso e por todo o significado que tem na minha carreira, para mim é um orgulho hoje ser parceiro com Coletiva.radio", ressalta. 

O tradicional selo de revistas Tendências também foi alvo da característica inventividade de Coletiva.net ao deixar de ser publicado de maneira impressa e inaugurar um formato digital com publicações semanais. Academia, Comunicação, Comunicação Empresarial e Inovação são os eixos temáticos da publicação. Dessa forma, o veículo busca antecipar e destacar tudo aquilo que é importante para o setor. Sempre em meio aos assuntos que norteiam a atualidade, uma edição especial celebrou a Diversidade e estreou o formato digitalizado. 

A gerente de Conteúdo de Coletiva.net e coordenadora editorial do selo Tendências, Patrícia Lapuente, recorda-se que a publicação impressa surgiu, justamente, após o sucesso de uma revista impressa, produzida especialmente para celebrar os 10 anos de portal. "De lá para cá, mudou muito. Em evolução constante, a Tendências Comunicação originou outros três títulos (Empresarial, Inovação e Academia) e, depois de anos com conteúdo e diagramação impecáveis, deixou de ser impressa." Hoje, com o intuito de aprofundar ainda mais as matérias produzidas, todo o conteúdo é 100% digital, ao trazer para o portal, além dos textos, conteúdos em áudio e vídeo.

Irmão mais novo da família Coletiva.net, o Coletiva.tv destaca no audiovisual conteúdos pertinentes ao mercado, tendo a Obra Filmes como sua principal parceira. No 'Memórias Comunicação', as lembranças de grandes trabalhos de profissionais são destacados quando se trazem à tona fatos que marcaram o Rio Grande do Sul. O '(Re)contar', com segunda temporada recém-estreada, revisita a história de comunicadores que foram perfilados no portal. Já o 'Construindo Marcas' conta a trajetória e a construção de produtos notáveis do Estado, enquanto a mais tradicional das atrações, o 'Fala, Mercado', dá voz a quem faz a economia girar: o profissional. 

Chegar ao momento atual é a prova do protagonismo de Coletiva.net para o mercado e da confiança no portal depositada, segundo Márcia. "É sensacional fazer parte de 15 desses 25 anos celebrados hoje. Coletiva.net é, como eu sempre digo, 'um canhão de credibilidade' e isso nos motiva a fazer cada vez melhor. Nosso compromisso permanecerá sempre ao lado da verdade, seriedade e profissionalismo. É isso que temos a oferecer e é isso que o mercado sabe que pode esperar da gente. De portal para multimarcas, agora é hora de olhar pra frente!"

Comentários