Fenaj apresenta pautas dos jornalistas ao ministro Paulo Pimenta

Diretoria da entidade foi recebida pelo titular da Secom nesta semana no Palácio do Planalto

Diretoria da Fenaj foi recebida no Palácio do Planalto - Lucas Leffa/Ascom Secom

A diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) foi recebida na segunda-feira, 6, no Palácio do Planalto, em Brasília, pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta. Na ocasião, a presidente da entidade, Samira de Castro, realizou a entrega do documento '8 Pautas Prioritárias das e dos Jornalistas Brasileiros'. Também participaram os secretários da instituição, Moacy Neves e Rafael Mesquita, além do ex-diretor José Torves.

O ministro também recebeu uma cópia do relatório 'Violência Contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil'. Samira apresentou as reivindicações históricas da categoria, além das propostas mais recentes, que formam uma base para melhorar o ambiente das comunicações no Brasil. O documento inclui iniciativas como a aprovação da PEC do Diploma; a atualização da regulamentação profissional de 1979; a institucionalização de um piso salarial nacional; e a criação do Conselho Federal de Jornalistas (CFJ).

Também propõe a regulação das comunicações e das plataformas digitais; a aprovação do Fundo Nacional de Apoio e Fomento ao Jornalismo; a recuperação da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC); e a ampliação do sistema público de Comunicação. Outro ponto pede a revogação das reformas Trabalhista e da Previdência. "O debate foi o pontapé para colocar em prática as iniciativas que visam à reconstrução de nossos direitos", avalia Samira.

Diálogo

Na conversa, Pimenta disse que trabalha na reestruturação da Secom e na elaboração de uma nova política de Comunicação do governo. O ministro abriu as portas ao diálogo: "O governo Lula tem compromisso com o Jornalismo profissional e os direitos dos jornalistas".

Para tanto, ele solicitou que a Fenaj apresente a proposta de atualização profissional da categoria para avaliação junto às instâncias federais, como o Ministério do Trabalho. Pimenta apontou ainda que o debate sobre as políticas de sustentabilidade do Jornalismo continuará na Secretaria de Políticas Digitais da Secom.

Comentários