Há um ano, primeira newsletter do Grupo Matinal Jornalismo era enviada

Enviada de segunda a sexta-feira, iniciativa chega a 245 edições

Parte da equipe do Grupo Matinal Jornalismo - Amanda Moreno

Em 11 de março de 2019, há exatamente um ano, o Grupo Matinal Jornalismo enviava a primeira Matinal News, newsletter que carrega notícias relevantes publicadas sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul nos principais veículos do Estado. Passados 365 dias e quase 250 edições desde então, a iniciativa comemora milhares de inscritos, com uma taxa média de abertura acima dos 30%. 

No final de 2019, a newsletter se uniu ao site rogerlerina.com.br, de Roger Lerina, e à revista digital Parêntese para formar o Matinal Jornalismo. Diretor-geral do grupo, Filipe Speck relembra que a iniciativa começou apenas com ele, o ex-editor do Jornal do Comércio Paulo Serpa Antunes e o editor web do Correio do Povo Tiago Medina. "A ponte que construímos com o jornalista cultural Roger Lerina, editor do site que leva seu nome, e o professor Luís Augusto Fischer, editor da revista Parêntese, foi a articulação que moldou a empresa como ela é hoje: um grupo de veículos que querem produzir o melhor jornalismo local e ajudar o porto-alegrense a conhecer a cidade, entender seus problemas e pensar soluções de desenvolvimento urbano e social", afirma. 

Hoje, o Matinal Jornalismo conta com uma equipe de 15 profissionais, entre editores, repórteres e social media, além de um time de colaboradores que produzem textos, ensaios, fotografias, desenhos e reportagens. Integram a equipe os repórteres da Agência Fronteira, capitaneada pela jornalista Silvia Lisboa, a editora-chefe Marcela Donini e a chefe de reportagem Naira Hofmeister. Agora, o grupo inicia sua expansão lançando planos mensais, semestrais e anuais para assinantes premium, e oferecendo produtos para marcas e empresas com aplicação de expertise tecnológica e jornalística para branded newsletters.

Atualmente, a empresa trabalha para atrair investidores a fim de acelerar seu crescimento, garantindo, assim, a sustentabilidade do negócio e permitindo que mais profissionais possam se juntar à equipe, ampliando a cobertura de notícias locais para oferecer um serviço jornalístico ainda mais qualificado. O Matinal Jornalismo também busca se aproximar da comunidade, realizando eventos que contribuam para a reflexão sobre a realidade da cidade e do Estado e para a tomada de iniciativas de desenvolvimento urbano e social. Um desses eventos foi a Batalha de Saraus, que reuniu, no início de março, 21 representantes de projetos artístico-literários da Capital e um público de mais de 300 pessoas no Agulha Bar, sob o tema 'Em Busca da Porto Alegre Perdida'.

O próximo evento é o 1º Seminário Abrindo um Parêntese, que acontece no próximo dia 14, no StudioClio, com o objetivo de discutir o jornalismo local e independente, refletindo sobre o fazer jornalístico e as formas de se produzir e distribuir informação de qualidade. O Seminário é destinado a assinantes do Grupo, colaboradores, estudantes de Jornalismo, assessores de imprensa e representantes de entidades e terá uma mesa-redonda com o jornalista Luiz Antônio Araújo, a magistrada e professora Maria Cláudia Mércio Cachapuz e o sociólogo e empreendedor José César Martins, com mediação do professor Luís Augusto Fischer, editor da revista digital Parêntese.

Comentários