História do Planeta Atlântida: ATL TV lança documentário que revisita 30 anos de história do festival

Produção narra a trajetória do evento por meio de uma série documental com quatro episódios

Ao todo, foram gravadas cerca de 25 horas de entrevistas, complementadas por dezenas de materiais de arquivo. - Crédito: Julia Bicca

Neste sábado, 22, será lançado o primeiro episódio do documentário 'Planeta Atlântida: 30 Verões Criando Memórias'. A obra conta a trajetória do festival ao longo das últimas três décadas. O projeto é da ATL TV e chega com exclusividade ao canal do YouTube da Atlântida. 

Com realização do Grupo RBS e da DC Set Group, o festival foi criado em 1996 em comemoração aos 20 anos da rádio Atlântida. Em quatro episódios de aproximadamente 30 minutos, a série documental revisita momentos que ajudam a explicar a ascensão do evento no Rio Grande do Sul. 

Os relatos são feitos a partir de entrevistas com profissionais da RBS, da DC Set Group, equipes de produção que acompanham os bastidores do Planeta desde as primeiras edições, artistas que marcaram o festival ao longo dos anos como Armandinho, Rogério Flausino e Paulinho Fonseca, da Jota Quest, Samuel Rosa, Teto e Lucas Silveira, da Fresno, além de planetários que cresceram com o festival.

Sobre a história

Para a diretora-executiva de Marketing e Entretenimento do Grupo RBS e head do Planeta Atlântida, Caroline Torma, o documentário vai além de um registro histórico do festival; ele também foi pensado para retratar a essência do evento, a partir do fio condutor que é a relação das pessoas, as conexões que se formaram tramadas pela música, pelos sentimentos. Além disso, é um presente e um agradecimento aos artistas e a todos que construíram o festival nos últimos 30 anos. 

"É uma honra fazer parte dessa trajetória. Me emocionei a cada capítulo e a cada relato, vendo o festival amadurecer junto com todos nós, ao passar dos anos. Espero que desperte em todos os melhores sentimentos e prepare os corações para viver a grande festa de celebração dos 30 anos", afirma Caroline. A comemoração acontece em 30 e 31 de janeiro, na Saba (Avenida Central, 5 - Centro), em Atlântida. 

O projeto, produzido integralmente pelo Núcleo Audiovisual do Entretenimento e Técnica do Grupo RBS, é uma realização conjunta com a DC Set Group e envolveu diferentes equipes que passaram por Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais para registrar os depoimentos que conectam passado, presente e futuro do festival.

Materiais de arquivo

Ao todo, foram gravadas cerca de 25 horas de entrevistas, complementadas por dezenas de materiais de arquivo. Entre os destaques, está a memória de shows emblemáticos, como os de Mamonas Assassinas, Rita Lee e Tim Maia, além de curiosidades, como a situação da primeira edição, que exigiu uma drenagem de última hora em função das fortes chuvas.

Em 2026, o Planeta Atlântida completa 30 anos. A edição acontece em 30 e 31 de janeiro. Anitta, Alok, Matuê, Jota Quest e João Gomes são algumas das atrações confirmadas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas lojas Renner credenciadas.

Comentários