Jorge Furtado conversa com a imprensa sobre homenagem no Festival de Gramado
Reportagem do portal esteve no local para acompanhar os detalhes
Na noite desta sexta-feira, 16, o diretor gaúcho Jorge Furtado receberá o 'Troféu Eduardo Abelin', durante o '52º Festival de Cinema de Gramado'. Neste ano, ele completa 40 anos de carreira e, por isso, é um dos nomes mais aclamados do evento. No início da tarde de hoje, o diretor realizou uma coletiva de imprensa, no hotel Buonna Vitta, a fim de falar sobre a homenagem. A reportagem do Coletiva.net esteve no local para acompanhar os detalhes.
Na ocasião, Jorge falou que o Festival de Cinema de Gramado tem uma importância significativa na sua carreira. Isso porque ele dirigiu diversas obras premiadas neste evento. "Por isso, ser homenageado aqui é como se sentir na nossa casa", disse, para toda a impresa. Ao portal, o diretor contou que os novos profissionais que surgem neste cenário possuem "mais facilidade no trabalho".
Para ele, quando começou, há mais de 40 anos, dependia de mais recursos e um planejamento extenso que, por vezes, demorava anos. "Com o avanço da tecnologia, existem mais possibilidades de plataformas como câmeras mais modernas e captadores de áudios. Não há mais desculpas para fazer Cinema e o Festival tem nos apresentado, cada vez mais, trabalhos muito bons", enfatizou.
Sobre a premiação, o profissional brincou e disse que se sente um pouco velho, ainda mais quando chegam essas homenagens. "Apesar disso, ao mesmo tempo, fico muito feliz, pois, já recebi diversas premiações, em muitas ocasiões. No entanto, aqui, em Gramado, tem um gosto especial para qualquer profissional. Estou muito orgulhoso", finalizou.
Sobre 'Virgínia e Adelaide'
Ainda, na coletiva de imprensa, foi momento de verificar os detalhes do filme 'Virgínia e Adelaide', obra que Jorge Furtado divide a direção com Yasmin Thayná. O novo longa-metragem tem cartaz e teaser divulgados ainda hoje, em Gramado. O filme terá a première mundial na 52ª edição do festival, após a homenagem ao diretor. A sessão acontece hoje, às 18h, no Palácio dos Festivais.
Além dos diretores, as protagonistas Sophie Charlotte e Gabriela Correa e a produtora Nora Goulart também estarão presentes para desfilar sobre o tapete vermelho. O longa foi produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre, com coprodução da Globo Filmes e GloboNews, e distribuição da H2O Films.A equipe de Coletiva.net acompanha o 52º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 09 a 19 de agosto, na Serra Gaúcha. Nessa edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou quatro estudantes de Jornalismo, Produção Audiovisual e Publicidade para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. Além disso, haverá conteúdos produzidos especialmente para a Coletiva.tv.