Jornalista Katia Marko assume coordenação-geral do FNDC até 2027
Comunicadora gaúcha foi escolhida para estar à frente do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação em plenária

A jornalista gaúcha Katia Marko foi eleita, recentemente, para a coordenação-geral do 'Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação' (FNDC) no biênio 2025-2027. Vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) e integrante do 'Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC)', ela foi escolhida durante plenária realizada no Sindicato dos Bancários do Ceará, em Fortaleza, que reuniu representantes de entidades e movimentos sociais de diferentes regiões do Brasil.
Durante o encontro, os participantes aprovaram o balanço fiscal e de atividades da gestão anterior e definiram o plano de ação para os próximos dois anos. As propostas destacam a defesa da Comunicação como direito essencial, além do enfrentamento à concentração midiática, da regulação das plataformas digitais e do fortalecimento de mídias comunitárias e independentes.
A coordenação executiva contará, ainda, com Caroline Beraldo Evangelista (São Paulo), Helena Martins (Ceará), Larissa Gould (São Paulo), Luiz Carlos Vieira (Santa Catarina), Renata Mafezolli (Distrito Federal) e Tadeu Porto (Minas Gerais). Também foram escolhidos integrantes do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal, com representantes de entidades nacionais e comitês regionais.
Com a nova composição, o FNDC projeta manter a articulação entre sindicatos, coletivos e organizações sociais em torno da democratização da Comunicação. Entre os pontos aprovados estão a defesa da soberania nacional, garantia dos direitos humanos e ampliação do diálogo com movimentos sociais.