José Barrionuevo recebe 'Medalha da 56ª Legislatura' da ALRS

Honraria foi concedida ao jornalista na última sexta-feira no Vila Ventura Ecoresort, em Viamão

José Barrionuevo (esquerda) foi agraciado com a distinção pelo deputado Professor Bonatto (PSDB) - Créditos: Eduardo Beleske/Ascom Professor Bonatto

O jornalista e escritor José Barrionuevo recebeu a 'Medalha da 56ª Legislatura' da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) na última sexta-feira, 14. O reconhecimento foi entregue pelo deputado Professor Bonatto (PSDB) no evento de instalação da Secretaria Municipal do Turismo, no Vila Ventura Ecoresort, em Viamão. Participaram da ocasião o prefeito de Viamão, Nilton Magalhães (PSDB), o secretário geral de Governo, Rafael Bortoletti, o secretário de Turismo, Gugu Streit, o presidente da Câmara de Vereadores, André Gutierres (Progressistas), e empresários locais.

Barrionuevo conta que optou por morar em Viamão por causa das belezas naturais e pela qualidade de vida. "Terminou o meu tempo na linha de frente do Jornalismo, e escolhi essa cidade, com tanto potencial, para morar. Acompanho os empreendedores e políticos e agora recebo essa homenagem de um deles", celebra. Com passagens pelo Correio do Povo, pela rádio Gaúcha e pela Zero Hora, o comunicador também foi um dos fundadores da rádio Pampa, além de ter atuado como supervisor de imprensa na ALRS. Ainda, lançou recentemente o livro 'Viamão 300 anos', que traz parte da história e dos potenciais turísticos do município.

O deputado Bonatto elogiou o escritor, que, segundo ele, "fez muito por Viamão quando dedicou seu tempo e talento para escrever uma obra tão rica, mas também fez muito pelo Rio Grande do Sul com o seu trabalho como jornalista". O político afirmou que a entrega da medalha foi um momento em que muitos que inspiraram o livro se reuniram, "uma atmosfera perfeita" para mostrar o trabalho do autor.  Por fim, ele definiu o dia como  "histórico" pois, além de terem instalado a primeira Secretaria de Turismo do município, "também celebramos os 50 anos do Parque Estadual de Itapuã, nossa referência no turismo e que inspirou muito o Barrionuevo a escrever sua obra."

Comentários