Pai e filha estreiam longa no Festival de Cinema de Gramado

'A um Gole da Eternidade' é um obra da cineasta gaúcha Camila de Moraes ao lado do roteirista e jornalista Paulo Ricardo

Em conversa com a equipe do portal, Camila contou alguns detalhes da produção - Crédito: Coletiva.net

Em 2022, quando concedeu entrevista ao Coletiva.net, na seção Perfil, a diretora e cineasta gaúcha Camila de Moraes disse que um dos seus projetos era realizar uma produção ao lado do pai, o roteirista e jornalista Paulo Ricardo. Um ano depois, 2023, surgiu essa oportunidade por meio da obra 'A um Gole da Eternidade'. A 52º edição do Festival de Cinema de Gramado foi palco da estreia do longa-metragem, indicado para a mostra gaúcha. Em conversa com a equipe do portal, Camila contou alguns detalhes da produção. 

Para a cineasta, receber a indicação para o festival é motivo de orgulho. O roteiro foi escrito por Paulo há 30 anos e ganhou a direção de Camila, em parceria com a produtora Praça Filmes, no ano passado. A obra foi realizada com incentivo do edital regional da Agência Nacional do Cinema (Ancine), de Novo Hamburgo. "Chegar em Gramado foi incrível, ainda mais porque viemos com muitas pessoas, em duas vans, que vieram nos prestigiar na cerimônia. Uma turma querida, que representa a nossa população", contou. 

Segundo a diretora, o Festival de Gramado é um dos principais do País e, para ela, estar no evento é também mostrar que o audiovisual gaúcho, sobretudo produzido por pessoas negras, tem um lugar de protagonismo. "A importância de estar aqui é dizer que a gente também produz de diversas formas, e isso precisa ser assistido pela população. O Festival de Cinema já faz parte da minha trajetória desde nova", disse. 

Paulo contou que o roteiro é resultado de um curso da Casa de Cinema, com Jorge Furtado, Giba Assis Brasil e Carlos Gerbase. "Apesar de ter sido escrito há três décadas, a ficção traz um tema bem atual, que fala sobre negritude e muitas histórias que tive o privilégio de ouvir, quando eu frequentava um bar, em Porto Alegre", revelou.

Sobre o longa-metragem

Frequentador assíduo de um bar, o personagem Feitio de Dança tem neste local tudo o que ama, bebida e amigos. Porém, com o passar dos anos, percebe que esse espaço está ficando cada vez mais vazio, assim como o seu peito e a vontade de viver. O amigo Hollywood já não está mais entre eles, bem como outros que não lhe saem do pensamento.

Então, acompanhado de sua filha Quênia e o companheiro de bar Cirrose, ele organiza um plano: o sequestro com reféns no bar do Português vira notícia na cidade. A polícia entra em ação e um fim trágico é anunciado. Feitio de Dança queria apenas a eternidade de um momento.

Comentários