RBS TV promove debates entre candidatos à prefeitura de 12 cidades
Estão aptos a participar concorrentes cujos partidos tenham ao menos cinco parlamentares no Congresso Nacional

A RBS TV promoverá debates de primeiro turno entre os candidatos à prefeitura de 12 cidades no Rio Grande do Sul. Os respectivos municípios são: Cruz Alta, Passo Fundo, Rio Grande, Santa Cruz e Uruguaiana, que ocorrerá neste sábado, 28, às 13h20. Os programas em Bagé, Caxias do Sul, Erechim, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria e Santa Rosa ocorrem em 3 de outubro, às 22h. Estão aptos a participar candidatos cujos partidos tenham ao menos cinco parlamentares no Congresso Nacional. Em Passo Fundo, a mediação será feita pelo jornalista Mateus Rodighero.
Todos os debates terão transmissões simultâneas na RBS TV, quando o público de cada região acompanha os programas locais, e exibição pelo g1 RS, com possibilidade de escolher qual programa assistir. Os embates em Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande e Santa Maria poderão ser acompanhados pela rádio Gaúcha, e os confrontos de Caxias do Sul, Passo Fundo e Porto Alegre também serão transmitidos em GZH.
Para Ellen Appel, gerente-executiva de Jornalismo da RBS TV, os debates são de importância na cobertura eleitoral, o que aumenta ainda mais a responsabilidade em entregar o melhor serviço para o público. "Vale ressaltar que o planejamento para os 12 programas começou há mais de um ano. É uma tradição da RBS TV, valorizando ainda mais a conexão com as nossas comunidades locais", comenta.
Dinâmica
Os debates serão divididos em quatro blocos. No primeiro, o mediador fará a abertura e explicará o regulamento do programa. Os candidatos farão os cumprimentos iniciais. Na sequência, os participantes farão perguntas entre si com temática livre. A dinâmica contará com perguntas, resposta, réplica e tréplica. Cada um fará uma pergunta e responderá uma única vez. O tempo para as respostas varia em cada evento de acordo com o número de candidatos.
No segundo bloco, os participantes farão perguntas entre si a partir do tema a ser sorteado ao vivo pelo mediador. A dinâmica funcionará da mesma forma do primeiro bloco. No terceiro, os candidatos farão perguntas entre si, com temática livre, e também funcionará como a etapa anterior, com a diferença de que cada participante poderá responder até duas vezes. E o quarto será semelhante ao segundo.
Participantes:
Bagé: Alvaro Meira (PDT), Mainardi (PT) e Roberta Mércio (PL)
Caxias do Sul: Adiló (PSDB), Denise Pessôa (PT), Felipe Gremelmaier (MDB) e Scalco (PL)
Cruz Alta: Dra. Paula (MDB) e Ederson Barbosa (PT)
Erechim: Anacleto Zanella (PT), Anax Zambonatto Pezzin (Republicanos), Ernani Mello (PL) e Polis (MDB)
Passo Fundo: Airton Dipp (PDT), Marcio Patussi (PL) e Pedro Almeida (PSD)
Pelotas: Fernando Estima (PSDB), Irajá Rodrigues (MDB), Marciano Perondi (PL), Marroni (PT) e Reginaldo Bacci (PDT)
Porto Alegre: Juliana Brizola (PDT), Maria do Rosário (PT) e Sebastião Melo (MDB)
Rio Grande: Daniel Borges (PL), Fábio Branco (MDB) e Darlene (PT)
Santa Cruz do Sul: Helena Hermany (PP), João Pedro Schmidt (PT) e Sérgio Moraes (PL)
Santa Maria: Alidio da Luz (PSOL), Dr. Moacir (PRD), Prof Burmann (PDT), Riesgo (NOVO), Roberta Leitão (PL), Rodrigo Decimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT)
Santa Rosa: Dr. Benedetti (PSD), Mantei (PP) e Orlando Desconsi (PT)
Uruguaiana: Caio Riela (MDB), Carlos Delgado (PP), Delegado Epifânio (PL), Marcelo Lemos (PDT) e Prof. Ilson (PT)