Relatório mostra aumento de 342% nas redes sociais do MPRS

Objetivo foi avaliar os dados de um ano do alcance das publicações no Instagram do Ministério Público do Rio Grande do Sul

O relatório também mostrou o aumento de mais de 250% na produção e publicação de vídeos - Crédito: Banco de Imagens/Canva

A Comunicação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) apresentou crescimento nas redes sociais. O Gabinete de Comunicação Social do órgão (GabCom/MPRS) produziu recentemente um relatório anual da produção de vídeos institucionais divulgados nessas plataformas. O objetivo do estudo foi avaliar os dados de junho de 2023 a junho de 2024, como o alcance das publicações no Instagram que atingiram mais de 920 mil contas - um aumento de 342% em relação ao intervalo anterior, e o aumento de mais de 250% na produção e publicação de vídeos.

O relatório também detalhou o desempenho das publicações durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. Com conteúdo diversificado e fluxo intenso, foram 164 materiais no feed e mais de 300 stories, o Instagram do MPRS gerou quase 170 mil ações de interação, curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos, conquistando mais de 10 mil novos seguidores.

Para Michelle Teixeira, analista de redes sociais do MPRS, responsável pela análise dos dados, trabalhar com redes sociais é uma questão de tentativa e erro. Por isso, é analisado mensalmente o desempenho dos conteúdos. "A ideia de compartilhar esses números com a Administração Superior é de mostrar como performa a cada post e por que vale investir em determinados formatos. Só assim nossas publicações conseguem furar a bolha de seguidores e chegar a novos usuários", explica. 

A coordenadora do GabCom/MPRS, Roberta Salinet, reforçou a importância de a instituição estar cada dia mais presente nas redes sociais. Segundo a profissional, por fazer Comunicação Pública, tem o dever de se comunicar com transparência com o cidadão, e muitas pessoas usam as plataformas como principal fonte de notícias e informações. "Estar presente nessas plataformas garante que as informações importantes cheguem a um público mais amplo e diversificado", justifica.

Para Leandro Belles, coordenador da assessoria de imprensa do MPRS, o resultado é fruto de uma mudança nos fluxos internos de Comunicação e também da aposta no setor em pluralizar os canais de informação com a sociedade. Além disso, como instituição, é necessário pluralizar e democratizar os canais de diálogo com a sociedade. "A partir desta nova abordagem, conseguimos comunicar de maneira mais clara o trabalho do Ministério Público e a importância do mesmo para a comunidade gaúcha", destaca. 

Comments