Renato Portaluppi mantém treinos fechados para imprensa

Conforme treinador, clube não tem qualquer vantagem na presença de profissionais da Comunicação no centro de treinamentos

Renato Portaluppi volta a proibir presença de jornalistas nos treinos do time - Crédito: Lucas Uebel/Grêmio FBPA/Reprodução

O treinador do Grêmio, Renato Portaluppi, mantém a decisão de impedir que profissionais da imprensa acompanhem os treinos do time. Durante a coletiva cedida após a vitória contra o Brasil de Pelotas, neste domingo, 10, o técnico foi questionado sobre a ordem e explicou que a instituição não tem qualquer vantagem na presença de repórteres e jornalistas no centro de treinamentos (CT).

No pronunciamento, Renato coloca que os jornalistas podem ir ao local e ficar na sala de imprensa "tomando um café por conta do Grêmio". Conforme o treinador, há muito tempo que na Europa se fazem os treinos fechados, e que há muitos clubes no Brasil que também os praticam. "Parece que estou revolucionando o futebol gaúcho. É algo de outro planeta? Isso vai ser uma rotina em times brasileiros, um vai copiando o outro", disse.

Renato ressaltou não ter nada contra a imprensa e trata "muito bem todos os profissionais", mas, quando se refere aos comunicadores do "ar-condicionado" ou aos "cornetinhas" é uma forma de "brincar", da mesma forma que fazem com ele. "Não falto com respeito a ninguém. Vocês são bem-vindos no CT, mas o campo é nosso quintal de trabalho, lá trabalhamos tudo o que é necessário", afirma.

Durante a coletiva, Renato ainda questionou qual o benefício que o Grêmio tem com a presença da imprensa nos treinos. "Os beneficiados são vocês. Eu entendo, mas muitos de vocês vão lá, pegam imagens, ganham dinheiro em cima do clube, e criticam a gente para caramba. E ainda temos que esperar para fazer nossas atividades secretas", coloca.

O treinador também disse saber que cobrir os treinos é o trabalho dos jornalistas e pediu respeito pelo seu. "Todo mundo tem direito de criticar e elogiar, mas parece que caiu o mundo. Se vocês nos tratarem bem, daqui a pouco eu dou uma liberada. Mas botem na cabeça de vocês: qual o benefício que o clube tem com a imprensa entrando lá (no CT)? Os únicos beneficiados são vocês".

Para Renato, é necessário que haja mais respeito da parte de "três ou quatro jornalistas" com o Grêmio. Segundo o treinador, ele não pode proibir apenas esses poucos. O técnico complementou afirmando que a crítica é válida, mas tem uma minoria que ganha dinheiro quando ultrapassa o limite. "Tem uns colorados doentinhos, que não tenho nada contra, mas tem que botar a camisa do Inter para falar. E uns gremistas que se aproveitam e querem clique para ganhar dinheiro. Eles ultrapassam os limites nos comentários".

Comentários