Série 'Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente' tem sessão hors-concours no Festival de Cinema de Gramado
Produção brasileira sobre a vivência com HIV nos anos 1990 é exibida em sessão especial

O Festival de Cinema de Gramado exibiu neste sábado, 16, a série 'Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente', em uma sessão hors-concours realizada no Palácio dos Festivais. A produção, que integra a programação do evento sem competir nas mostras oficiais, teve o lançamento apresentado ao público e à imprensa. Durante a apresentação, o ator Johnny Massaro ressaltou a relevância social da série, que aborda a vivência de pessoas com HIV. "A arte é um caminho seguro para a gente transformar a maneira que as pessoas veem. Espero muito que a nossa série ajude a mudar a visão sobre quem vive com HIV hoje".
Ambientada no Brasil dos anos 1980 e baseada em fatos reais, a série acompanha um grupo de jovens que se conecta em meio ao impacto da epidemia de HIV/Aids no país. Fazendo contrabando de AZT, medicamento que até então era a única opção para pacientes diagnosticados com HIV em estágio avançado, ainda não tinha sua comercialização autorizada pela Anvisa no Brasil.
A narrativa mistura drama íntimo e contexto social, mostrando os desafios, afetos e transformações de uma geração que precisou enfrentar o preconceito, a falta de informação e a luta por sobrevivência em um período de grandes mudanças. Para a atriz Bruna Linzmeyer "o que acontece nessa história jamais poderia acontecer com apenas uma pessoa, a coletividade altera a ordem da história".
Com cinco episódios, a série tem direção-geral de Marcelo Gomes, e direção dos episódios de Carol Minêm, a partir de um roteiro de Patricia Corso e Leonardo Moreira. Contando com um elenco composto por Bruna Linzmeyer, Ícaro Silva e Johnny Massaro, a série tem cinco episódios e estreia dia 31 de agosto na plataforma HBO MAX.
A equipe de Coletiva.net acompanha o 53º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 13 a 23 de agosto, na Serra Gaúcha. Nesta edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.