Silvio Santos: um dos maiores ícones da televisão deixa a Comunicação em Luto

Empresário faleceu, aos 93 anos, em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1)

17/08/2024 13:40
Silvio Santos: um dos maiores ícones da televisão deixa a Comunicação em Luto /Crédito: Divulgação

Neste sábado, 17, o apresentador e empresário Silvio Santos morreu, aos 93 anos. Conforme o anúncio do Hospital Albert Einstein, onde ele estava internado, o comunicador faleceu em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1). Ele apresentava o 'Programa Silvio Santos' desde 1963 e comandava o SBT desde que entrou no ar, em 1981.

Em 18 de julho deste ano, o comunicador foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para se recuperar da H1N1. Ao decorrer, ele recebeu alta depois de dois dias. Em 1º de agosto voltou a ser hospitalizado, segundo informações passadas pela Assessoria de Imprensa do SBT, para passar por exames de imagem.

Silvio Santos não terá velório, conforme comunicado pela família Abravanel. Segundo a nota, era um desejo do próprio apresentador. O apresentador pediu para que, assim que partisse, fosse levado direto para o cemitério e que fosse feita uma cerimônia judaica. ?Pediu para que não explorassem a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria com que ele viveu. Ele nos pediu para que respeitássemos o desejo dele e assim vamos fazer?, disse a família, em comunicado.

Comunicação em Luto: 

O jornalista Marcelo Chemale, do SBT-RS, se pronunciou nas redes sociais lamentando a morte do apresentador e celebrando a oportunidade de poder ter trabalhado com ele. ?Nosso patrão será sinônimo de alegria na casa das famílias brasileiras. Ícone de todas as gerações da televisão. Tua imagem, tua forma única de conversar com as pessoas, de ser gente como a gente é inspiração para mim. Ser teu colega de trabalho, ser teu funcionário é um prêmio na carreira. Obrigado por tudo Silvio Santos, tua trajetória é eterna. Fraterno abraço à família Abravanel.?

A repórter Luciane Kohlmann, em uma publicação nas redes sociais, afirmou que foi um privilégio ter tido Silvio Santos como patrão. ?Simplesmente o maior comunicador de todos os tempos. Um ícone que marcou minha infância, meus domingos, me fazendo cantar junto no Qual É a Música?, torcer pela solidariedade a cada drama na Porta da Esperança, dar gargalhadas no Show de Calouros e sonhar por um dia pegar um aviãozinho no Topa Tudo por Dinheiro. Vá em paz, patrão. Obrigada por tudo que o senhor fez por nós, pela TV brasileira. Um marco na nossa história. Uma lenda que deixa muitas lições para as próximas gerações. Que Deus conforte os familiares neste momento de despedida.? 

A repórter da RBS, Carol Aguaidas, recordou que trabalhou durante 10 anos no SBT e sempre era questionada se já tinha conhecido o Silvio Santos. 'Ele era um cara peculiar. Foi professor de todos os comunicadores, tinha o 'jeito Silvio Santos de ser'. Conheci o Silvio, tirei foto e tive muitos encontros com ele pelos corredores do SBT. Mais de uma vez ele me elogiou para os colegas. Ao me ver no ar, disse "Essa gaúcha é boa. Gosto dela!" e me deu boas oportunidades na emissora.

Dizem que ninguém é insubstituível. Mas me desculpem, nesse caso, vai ser difícil alguém chegar perto do que foi esse grande cara na história da televisão brasileira. Obrigada, Silvio Santos! Agora, vai alegrar o céu!.?

?Eu vim de organizações que tratavam os líderes como ?Seu?.. ?Seu? Roberto, ?Seu Mauricio?. Talvez por isso tenha estranhado quando, na sede do SBT em São Paulo, ouvi os funcionários se referirem a ele simplesmente como ?Silvio?! Um memorial com o carro, o estacionamento, tudo levava a pensar num ícone intocável. Não era.. era apenas um ?Senor? apresentador, gestor, etc,etc. Ao mesmo tempo, parecia alguém íntimo, de casa. Tenho orgulho de fazer parte desta família. Com a cara, e o jeito de Silvio Santos!?, escreveu o jornalista Glauco Pasa.

?Ícone! Inspirador? Revolucionário? Nunca outro será tão brilhante! Que prazer ser tua funcionária?, publicou a repórter Gabriela Lerina. ?Faleceu o mestre dos mestres. Maior comunicador da história do Brasil. Descanse em Paz Silvio Santos. Reverência 1000xs?, escreveu o jornalista Farid Germano Filho.

?Como jornalista, mas principalmente como admirador: todas minhas homenagens e respeito ao gigante Silvio Santos. Um fenômeno da televisão brasileira com repercussão mundial. Um extraordinário apresentador de TV, comunicador, animador de auditório, e empreendedor. Um Exemplo! Minha solidariedade aos familiares e amigos e meu abraço a todos colegas do SBT?, escreveu o jornalista Leonardo Meneghetti.

?Uma vez eu disse: que não tem como comparar o Pelé com ninguém no futebol, porque ele estabeleceu uma nova forma de jogar. Qualquer jogador de futebol em campo hoje, tem um pouco do Pelé, não em qualidade, mas na forma de jogar. Os Beatles é a mesma coisa, qualquer pessoa que faça música hoje, em qualquer estilo, tem um pouco dos Beatles. E o Silvio Santos, qualquer comunicador, de qualquer lugar, tem um pouco de Silvio Santos. Ele estabeleceu uma nova forma de se comunicar. Silvio Santos é o Pelé, o maior de todos, incomparável, não tem como compará-lo a ninguém. Morreu o Pelé da Comunicação?, afirmou o jornalista Fabiano Baldasso.  

Confira a nota do SBT na íntegra:

NOTA DE LUTO

 Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos.

 Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros.

 A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria.

 Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos.

 Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão.

 Descansa em Paz que você sempre será eterno em nossos corações.

 Silvio Santos (1930 - 2024).

Confira a carta da Família Abravanel na íntegra: 

Colegas de auditório, colegas de uma vida, o que dizer para vocês nesse momento? Acreditamos que muitos de vocês estejam compartilhando da mesma saudade que nós hoje estamos sentindo.

Queremos dizer para vocês que por muitas vezes, ao longo da vida, à medida que nosso pai ia ficando mais velho, ele ia expressando um desejo  com relação à sua partida. Ele pediu para que assim que ele partisse, que o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu.

Ele nos pediu para que respeitássemos o desejo dele. E assim vamos fazer.

Por este motivo, pedimos a compreensão de todos vocês. De guardar na memória tudo de bom que ele fez e de tantas alegrias que ele nos trouxe ao longo dos anos. Ele foi muito feliz com tudo que fez. E sempre fez tudo do fundo do seu coração. Ele amou o Brasil e os brasileiros.

Com muito carinho e respeito a todos vocês,

Família Abravanel.