Claudio Bier assume o Sistema Fiergs para a gestão 2024/2027

Posse aconteceu durante uma cerimônia na sede da entidade, que reuniu cerca de mil pessoas

Junto com Claudio Bier tomaram posse também as novas diretorias da FIERGS e do CIERGS - Crédito: Divulgação/Dudu Leal

A Federação e o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs/Ciergs) estão sob nova direção. Isso porque na última semana, Claudio Bier assumiu oficialmente a presidência das entidades para a gestão 2024/2027, sucedendo Gilberto Porcello Petry. A posse aconteceu durante uma cerimônia na sede da Fiergs, que reuniu cerca de mil pessoas. 

Durante o evento, o novo presidente reafirmou o compromisso com o futuro e com a reconstrução do Rio Grande do Sul, uma vez que o Estado se recupera da maior enchente de sua história. "Este evento nos deixou grandes desafios, mas também nos ofereceu a oportunidade de mostrar nossa resiliência. Não podemos normalizar estiagens e enchentes. O tema mudanças climáticas precisa ser discutido, pensando bem mais além do que a próxima eleição", defendeu.

Participaram da solenidade os ministros da Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; e da Agricultura, Carlos Fávaro. Além deles, estavam presentes o governador do Estado, Eduardo Leite, e o prefeito Sebastião Melo, entre outras autoridades. Na ocasião, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, foi representado pelo diretor Edson Campagnolo.

Claudio Bier pediu maior agilidade dos governos no auxílio ao Rio Grande do Sul. "Precisamos de apoio rápido e eficaz. Não é favor. É justiça. Não estamos pedindo esmola e nem privilégios. Este é o momento em que nossos governos, que nos representam e que por nós, cidadãos e empresas, são eleitos e financiados, devem priorizar agilidade e resultados", enfatizou. 

Gestão anterior

Gilberto Porcello Petry fez um balanço dos seus sete anos de gestão, com dois mandatos consecutivos, mais um ano de prorrogação por conta da pandemia da Covid-19. "Já havia experimentado o desafio da multiplicação do tempo ao longo dos anos que presido o Sinmetal, mas a demanda do Sistema Fiergs é descomunal", disse. "Enfatizo a importância da união do setor industrial nesse momento de reconstrução do Estado", completou.

Junto de Claudio Bier tomaram posse também as novas diretorias das duas entidades. Até 2027, Claudio Bier também passa a administrar o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e o Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Sul (IEL-RS). 

Comentários