Pérsio Arida palestra sobre Plano Real na PUCRS

Encontro reuniu estudantes, jornalistas, profissionais e interessados no setor econômico no Salão de Atos da Universidade

Pérsio Arida é um dos idealizadores do Plano Real - Crédito: Giordano Toldo/Pucrs

A Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) realizou, no início desta semana, o evento 'Negócios em Foco com Pérsio Arida: 30 Anos de Real'. O encontro reuniu estudantes, jornalistas, profissionais e interessados no setor econômico no Salão de Atos da Universidade. A palestra foi ministrada por Pérsio Arida, um dos idealizadores do Plano Real, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) entre 1993-1994, e ex-presidente do Banco Central do Brasil, em 1995.

"Conhecer o Plano Real é ver o exemplo de um país que pode dar certo. No mês anterior ao lançamento do Plano, a inflação no Brasil era de 45% ao mês. Em janeiro de 1995, caiu para menos de 2% ao mês, sem congelamento de preços ou desemprego. Isso foi um verdadeiro milagre", afirmou Arida. Ele enfatizou, ainda, sobre a importância da indexação, política de reajuste de preços, salários e alugueis com base em uma variável de referência, como uma alternativa para combater a inflação.

No evento, o economista também abordou a atual sensação de desesperança no Brasil. "Hoje vivemos um momento de incertezas. O interesse pelo Plano Real é maior nos seus 30 anos do que na celebração de 20 ou 10 anos, porque as pessoas sentem que o País não está indo na direção desejada", analisou.

Houve, também, um espaço para perguntas, no qual o economista comentou sobre as iniciativas do Banco Central para modernizar o sistema financeiro, como o PIX. "O Brasil já estava na vanguarda dos pagamentos em 1944 e continua a inovar. O avanço para moedas digitais poderá colocar o País à frente dos outros", disse.

O debate foi mediado pela coordenadora do curso de Ciências Econômicas, Kellen Fraga, e pelo egresso Thiago Freitas. Para o decano da Escola de Negócios, Éder Henriqson, a presença de Arida foi um "presente para a comunidade da Pucrs, em especial da Escola de Negócios'.

Comentários