Professor da PUCRS teve participação em arte inaugurada na Grécia

Mural proporciona reflexão sobre conexões culturais e mudanças climáticas

Professor já participou de outras pinturas de teles que fazem sucesso no turismo - Crédito: Divulgação

O professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Luís Henrique Rolim, foi produtor do mural 'KRONOS', obra que foi criada pelo artista Kelvin Koubik, com a assistência da artista Laura Lolli e inaugurada em Nea Ionia, Atenas que ocorreu durante o festival cultural 'Dias Jônicos', celebrando a herança histórica e cultural do local. A pintura tem como objetivo proporcionar a reflexão sobre a conexão de culturas entre Brasil e a Grécia, simbolizando o vínculo de geração e preservação da natureza.

Além desta oportunidade, o professor já participou de outras produções com Kelvin Koubik em projetos internacionais, um deles aconteceu em 2022 na criação da pintura 'Borderless', no Catar, durante a Copa do Mundo de Futebol. O artista gaúcho foi responsável pela pintura do mural na parte leste do Prédio 6, em frente à Rua da Cultura da PUCRS.

Para o pesquisador, fazer parte da realização do mural foi uma experiência nova, envolvendo Brasil e Grécia que estará marcada em sua trajetória. "Ao unir essas duas culturas, pudemos destacar questões urgentes como a importa?ncia do diálogo intercultural e a preservação ambiental para as futuras gerações", comenta.

Por trás pintura existe um outro significado

Conforme a pesquisa, o nome 'KRONOS' é derivado de 'Chronos' que vem de origem grega e significa 'tempo'. Já a letra 'K' também se conecta à palavra grega "Kosmos", que significa 'pessoas', enfatizando ainda mais as relações humanas, natureza e culturas dos dois países.

Comentários