Gabriel Campos: De estagiário a sócio
À frente da Enfato Comunicação, o jornalista acredita que sua carreira ascendeu rápido, mas como consequência de entrega nas oportunidades

Prestes a completar 32 anos, o sócio da Enfato Comunicação Gabriel Campos Machado vê o futuro da sua trajetória profissional totalmente interligado com o da empresa, a qual gere desde 2019. "Eu e Enfato somos uma unidade. Impossível pensar no meu futuro sem ser aqui", declara. Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 2015, o jornalista iniciou na organização que lidera ainda como estagiário, dois anos antes da formatura. Desde lá, foram diversos os desafios que o levaram à posição atual.
Gabriel considera que teve um crescimento acelerado, mas garante que sempre abraçou com muita determinação todas as oportunidades que surgiram no caminho. "Sempre fui de me comprometer e, mesmo como estagiário, tinha muita vontade de aprender. As minhas gestoras na Enfato, na época, perceberam isso e me instigaram. Perguntavam: 'Quer ir? Quer fazer?' E eu sempre dizia sim", recorda.
Os anos se passaram e a experiência na comunicação corporativa aumentou, com sua dedicação nos aspectos estratégicos, gestão de crises, planejamento e eventos. Atualmente, lidera projetos na área, especialmente com a preparação de porta-vozes e prevenção de crises.
Herança esportiva
Assim como grande parte dos jovens que ingressam na graduação em Jornalismo, Gabriel foi fisgado pelo interesse no futebol e nos programas esportivos. O seu avô, Rogério Almeida Machado, foi a grande influência. Durante a infância e adolescência, era buscado na escola pelos avós e cuidado por eles até seus pais saírem dos respectivos trabalhos. Com Rogério, acabava escutando diariamente os programas do segmento no rádio e, desse modo, foi criando intimidade com o meio.
Ao iniciar a faculdade, esperava ir para esse caminho e chegou a experimentá-lo em 2012. Atuou como estagiário na rádio Grenal. Lá, produzia e debatia com outros colegas durante a madrugada no programa Boteco da Grenal. Foi mais de um ano em uma rotina exaustiva. Seu dia começava quando o da maioria dos colegas de aula estava terminando. Assistia aulas noturnas na Famecos, passava em casa para jantar e seguia para a rádio, onde permanecia até o amanhecer.
Neste período, acredita que aprendeu muito mais do que apenas como funcionava o jornalismo esportivo. A experiência demandava organização e abdicação de viver momentos sociais. "Foi um período de amadurecimento profissional e pessoal. A vida é feita de sacrifícios quando você quer conquistar algo e, naquela época, lembro de abrir mão de momentos com amigos e família", retoma. No entanto, acredita que tudo valeu a pena, pelos aprendizados e pela oportunidade de seu avô o escutar debatendo futebol no rádio. "Ele que plantou essa sementinha e, ali, eu já sentia uma realização profissional por ter a honra de ter ele como ouvinte." Lá, também fez grandes amizades, com pessoas que contribuíram com muitos ensinamentos, como o apresentador Régis Ramos.
Agora que não trabalha mais no setor, orgulha-se em dizer que o avô foi referência, ainda, na escolha do time de futebol do coração: o Grêmio - apesar do seu pai torcer para o rival Internacional. O amor pelo futebol segue forte, seja assistindo aos jogos do Tricolor ou com suas próprias chuteiras em campo, como momento de lazer com os amigos e colegas de profissão, com quem costuma jogar.
Raízes porto-alegrenses
Nascido no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, Gabriel estudou durante todo o Ensino Básico no colégio de mesmo nome do local onde veio ao mundo. Até parte da fase adulta, morou na Zona Sul da Capital, junto com os pais Joaquina Antônia Campos Machado e Ronald Costa Machado, além do irmão Rafael, oito anos mais novo.
Foi lá também que conheceu sua futura esposa Iohãna Raízi Machado, com quem se casou em 2022. Eles estão juntos há 10 anos, mas convivem desde a infância, quando eram vizinhos. Os primeiros registros juntos, acredita ele, foram no aniversário de 9 anos da amada. Depois, perderam o contato quando ela mudou de cidade, mas acabaram se reencontrando anos mais tarde, já adultos, o que culminou no início do romance.
Após o casamento, o jornalista deixou a Zona Sul para dividir uma nova moradia com a esposa e o cachorro Apolo no bairro Petrópolis. O dia começa cedo, aliás, com um bom passeio com o companheiro de quatro patas, mas o restante da rotina varia no decorrer da semana. "É um estilo de vida diferente, mas eu amo passear pelas ruas do bairro", conta. Com formato de trabalho híbrido, os dias são intensos entre as idas ao escritório da empresa em um coworking, reuniões com clientes e acompanhamento de pautas, mas o que ele mantém, independentemente da agenda profissional, é a prática de exercício físico. Além do futebol, pratica futevôlei e treina musculação. "O esporte é o que mantém minha saúde física e mental", defende.
Gabriel se descreve como uma pessoa sossegada, que gosta de aproveitar o tempo livre em casa, em uma praça com a esposa e o cachorro, e até mesmo em uma ida à feira em uma manhã ensolarada de sábado. Nos finais de semana, buscam encontrar com a família e atendem a um gosto em comum do casal: viajar para conhecer lugares e culinárias diferentes. Gostam de pesquisar restaurantes em cidades próximas para apreciarem uma boa gastronomia e desacelerarem.
Consumidor de conhecimento
O gosto pela Literatura permanece desde a época de escola, quando já sentia maior proximidade com a área das humanas, apesar das investidas do pai, engenheiro elétrico, nas exatas. Dessa forma, mantém o hábito da leitura presente no dia a dia. Além dos volumes ligados à Comunicação, especialmente os de autoria de João José Forni sobre Gestão de Crises, tem entre os favoritos da estante 'Cartas de um diabo a seu aprendiz', de C. S. Lewis, e o suspense 'Não Conte a Ninguém', de Harlan Coben. Outro exemplar que está em constante consulta é a Bíblia. Para ele, o lado espiritual é fundamental para seguir a vida com seus propósitos e com os de Deus.
Para além dos livros, a bagagem de conhecimento foi construída com um MBA em Marketing pela UniRitter e um curso complementar de Gestão de Crises pela Aberje. Porém, ele garante que absorveu ainda mais com diversos profissionais que cruzaram o seu caminho e que foram referência.
O contato com a assessoria de imprensa começou no primeiro estágio, que foi na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano de Porto Alegre. "Nunca coloquei barreiras para não testar alguma área e percebi ali que essa era uma opção com muitas oportunidades." Por cerca de um ano, acompanhou o secretário em reuniões, debates sobre Plano Diretor e eventos, entre eles uma vistoria na obra da Arena do Grêmio, a qual guarda viva na memória. Como um primeiro passo no caminho que resolveu trilhar posteriormente, contou com a experiência de Agnese Schifino. "A assessoria apareceu e eu estava muito aberto a aprender. Iniciei ali uma paixão e, hoje, realmente amo o que faço", ressalta.
Já a comunicação empresarial apareceu algum tempo depois, já na Enfato. Nos primeiros anos, contou com a bagagem das coordenadoras Greta Mello e Vivian Schneider, nomes que acredita terem sido essenciais para a sua formação e para que começasse a visualizar a carreira mais a longo prazo. Com a confiança do time e, em especial, das gestoras da empresa, Raquel Boechat e Mariana Turkenicz, foi progredindo para trainee, coordenador de comunicação, até ser convidado a fazer parte do quadro societário. "Recebi com muito carinho porque me colocava em um novo desafio, estava indo pro lado de gestão. Tenho uma gratidão muito grande no coração por elas", sublinha. Gabriel conta que tem uma parceria muito grande com a atual sócia, Mariana. "Uma das coisas que mais agradeço na vida é ter uma parceira de trabalho como ela. Prezamos por um ambiente colaborativo e essa é a essência da Enfato", explana.
Alguns clientes permanecem desde a sua chegada, em 2013. É o caso da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Xavier Advogados, Unimed Porto Alegre, Expoagas e Stihl. Para essa companhia, realizou recentemente um projeto para levar jornalistas do Rio Grande do Sul e de São Paulo para participar do International Media Day 2025 do Grupo Stihl e conhecer a sede da empresa na Alemanha. A viagem contou ainda com uma coletiva de imprensa com cerca de 100 jornalistas de diversos países para o lançamento de inovações. A ação, que ocorreu em setembro, foi a realização de um trabalho desenvolvido por ele há mais de uma década.
Outro projeto marcante na sua trajetória foi o 'Vozes da Mudança', feito em 2018 para o Fórum da Liberdade, com o objetivo de torná-lo mais agregador e ampliar seus debates. A ação de comunicação foi colaborativa com o Centro Diaconal Evangélico Luterano (Cedel), a partir do convite para que 28 crianças da instituição, com idades entre 6 e 14 anos, fizessem desenhos sobre o que elas acreditavam que poderia ser mudado em suas realidades e onde viviam. As obras foram expostas no evento com áudios de cada uma delas explicando seus pensamentos. "Esse trabalho trouxe um ganho pessoal para todos os envolvidos. Falamos que as crianças são o futuro, mas ouvimos pouco o que elas têm a dizer e, ali, autoridades públicas, pessoas de todo o mundo, empresários com tomadas de decisões importantes, puderam ver e ouvir os pedidos delas", orgulha-se.
Para o jornalista, esse projeto ilustra a forma como ele vê a assessoria de imprensa, não apenas com a divulgação, mas também com ideias de comunicação que contribuam com a reputação e objetivos do cliente. E é dessa forma que Gabriel almeja o futuro da sua empresa: parceira dos clientes para preparar uma imagem forte, em uma comunicação clara, em um contexto complexo. "Temos vivido momentos turbulentos no mundo, com pandemia, enchentes, crise global com guerras e recessões. Precisamos nos colocar dentro desse cenário para saber como atuar e como as marcas vão sobreviver a um mundo complexo, mais rápido e com consumidores mais exigentes", explica. Para o gestor, a construção de um trabalho de comunicação preventivo pode auxiliar no sucesso de diferentes marcas no futuro. Afinal, acredita que a conectividade exige maior relação das marcas com seus clientes, com clareza e propósito.