Vereador que agrediu cinegrafista em janeiro pode perder mandato neste domingo

Câmara de Nova Santa Rita votará se o parlamentar Eliel Antônio Alves da Silva será impedido ou não de exercer suas funções

Vereador Eliel Antônio Alves da Silva, de preto à direita, agrediu cinegrafista da RDC TV em janeiro - Franceli Stefani/PMNSR / Divulgação

No início deste ano, em 3 de janeiro, o vereador de Nova Santa Rita Eliel Antônio Alves da Silva (PRTB) agrediu o cinegrafista da RDC TV, Jocemar Silva, durante o trabalho do profissional de Comunicação. A atitude do parlamentar pode lhe render a perda do cargo. Neste domingo, 28, a partir das 9h, a Câmara Municipal realizará a Sessão Especial de Julgamento referente ao Processo de Cassação de mandato. A votação acontecerá no plenário da Casa (rua Doutor Lourenço Záccaro, 1310 - bairro Centro).

A abertura do procedimento foi aprovada por seis votos a quatro pelo poder legislativo da cidade em reunião realizada em 24 de fevereiro. Em seguida, foi formada a comissão que apurou a denúncia por quebra de decoro. Jocelino Rodrigues (Republicanos), Odegar Mendes (PRTB) e Ieda Bilhalva (MDB) integraram o grupo, que tinha 90 dias para concluir os trabalhos.

O caso

Em 3 de janeiro, uma equipe de reportagem da RDC TV cobria o desmonte do acampamento de manifestantes contrários ao resultado das eleições presidenciais, ao lado do Comando Militar do Sul, no Centro de Porto Alegre. O grupo foi abordado por alguns militantes e o repórter cinematográfico Jocemar Silva foi agredido e teve seu equipamento danificado. Conhecido como Eliel Líder Comunitário, o vereador foi reconhecido como um dos agressores por meio de um vídeo gravado pela repórter Thai Barbosa. Entidades de classe e o presidente da Câmara Municipal de Nova Santa Rita, Rodrigo de Oliveira Aveiro, repudiaram a atitude. 

Comentários