ARI entrega 'Medalha Alberto André' para 10 profissionais

Cerimônia de homenagem foi realizada na manhã desta terça-feira no Salão Nobre da entidade

De pé: Gabriel Costa, Guilherme Kolling, Fabio Berti, André Silva e Armando Burd. Sentados: Maria Luiza Benitez, Juçara Dini, Cristiane Finger, Michele Limeira e Vilmar da Rosa - Crédito: Mariana Czamanski/Divulgação

A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) homenageou, na manhã desta terça-feira, 9, 10 profissionais com a 'Medalha Alberto André'. A cerimônia ocorreu no Salão Nobre da entidade (Avenida Borges de Medeiros, 915, 8º andar, bairro Centro Histórico), em Porto Alegre, e lotou os cerca de 50 lugares do auditório da instituição.

Segundo o presidente da ARI, José Nunes, a premiação anual homenageia o legado do jornalista, professor, advogado, político e escritor Alberto André, que presidiu a entidade por 34 anos. "Ela representa o compromisso inabalável com a liberdade de expressão, a ética e a responsabilidade social, inerentes ao oficio".

Para Nunes, essas são as marcas permanentes das carreiras dos homenageados desta premiação. "É com imensa admiração que a ARI reconhece o impacto positivo que cada um deles exerceu na Comunicação do Estado." Os profissionais destacados foram selecionados pelos diretores e conselheiros da Associação. 

Todos os profissionais homenageados contam com serviços prestados e trajetórias reconhecidas na Comunicação do Rio Grande do Sul e se emocionaram, junto de familiares, na entrega das medalhas. O destaque da relação deste ano foi a diversidade da atuação, uma vez que foram contemplados jornalistas de veículos, assessorias, da Comunicação Pública e provenientes da academia. Quase que de forma unânime, os discursos dos agraciados tinham como pauta principal a ética e a transparência do Jornalismo, ainda mais essenciais em uma cenário de fake news.

Os 10 homenageados foram: André Silva, colunista olímpico em GZH; Armando Burd, apresentador do 'Manhã RSC', da RDC TV; Cristiane Finger, professora de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Fábio Berti, diretor de Marketing Institucional e Comunicação Digital do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul; Gabriel Costa, repórter da RBS TV. Também receberam a honraria Guilherme Kolling, editor-chefe do Jornal do Comércio; Maria Luiza Benitez, cantora, compositora, atriz, mestre de cerimônias, radialista e apresentadora; Michele Limeira, jornalista da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Juçara Dini, fundadora da Dinâmica - Conteúdo Inteligente; e Vilmar da Rosa, fotojornalista.

O evento contou com a presença da diretora-geral da Secretaria da Comunicação do Rio Grande do Sul, Zete Padilha, do secretário de Comunicação de Porto Alegre, Luiz Otávio Prates, e do presidente do Conselho de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS), desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira. A distinção, além de reconhecer a trajetória de profissionais consagrados, também ressalta os novos talentos que se destacam como revelações no cenário do Jornalismo gaúcho. Na cerimônia, Nunes ainda anunciou o lançamento da quarta edição do 'Prêmio ARI de Assessoria de Imprensa'.

Comentários