Correio do Povo e rádio Guaíba recebem reforços na reportagem

Cristiano Abreu chega ao jornal, enquanto Vitória Fagundes assume os microfones da rádio

Cristiano Abre e Vitória Fagundes atuam na reportagem dos veículos - Crédito: Arquivo pessoal

Veículos do Grupo Record RS, o Correio do Povo (CP) e a rádio Guaíba receberam reforços na equipe de reportagem. Após deixar o Grupo RBS, Cristiano Abreu chegou ao jornal, enquanto Vitória Fagundes, que faz parte do CP desde agosto, passou a atuar, também, na emissora radiofônica. Os profissionais conversaram com Coletiva.net sobre as oportunidades recebidas. 

Para Cristiano, estar no CP representa "uma volta à essência de jornalista" . Com 20 anos de atuação, tendo passado por assessorias de Comunicação privadas e públicas, ele começou a carreira como repórter do Correio de Gravataí (CG). "Foi onde aprendi muito sobre a responsabilidade social que é informar. Lá, virei jornalista de fato, venci prêmios, conquistei espaço, passei a ser colunista de política e editor-chefe do Diário de Viamão - irmão mais novo do CG", lembrou.

Até aqui, conforme o comunicador, foram 13 anos como editor, período "consideravelmente longo e muito marcante". "Porém, chega um momento em que, pela idade, fazemos aqueles balanços sobre nossas trajetórias. Foi, então, que percebi que, nos últimos anos, investi em especialização em rádio e em jornalismo digital, mas não estava conseguindo aproveitar o conhecimento adquirido como gostaria", explicou. Além disso, para ele, a função o afasta da vida de repórter na rua, algo que só tem contato durante as mentorias aos repórteres que auxilia.

Agora, no CP, ele celebra o fato de ter sido acholhido de imediato pela equipe e de poder assinar matérias no mesmo local em que nomes tão importantes do Jornalismo gaúcho reportaram a história do nosso Estado. "Não tenho como estar mais feliz por aprender com gente que vive pela profissão, que trabalha pelo coletivo, com a cultura de que somos mais fortes quando um apoia o outro", completou.

Colega de Cristino no Correio do Povo, Vitória também passou a fazer parte da reportagem da Guaíba, além da edição do 'Guaíba Notícias'. "No jornal, continuo atuando nas editorias de Polícia e de Cidades. Já na rádio, sou repórter de Geral. Um veículo contribui demais para o meu trabalho no outro. São complementares", exaltou. 

Segundo contou, a oportunidade surgiu após ter realizado uma entrada ao vivo durante uma jornada esportiva, em um plantão para o CP. "O pessoal não sabia que eu já tinha trabalhado em rádio. Ao entrar no ar, o Cristiano Silva, do Esporte, falou: 'Essa guria é de rádio'. Foi aí que tudo começou", detalhou. 

Mas, a voz de Vitória fica apenas em solo gaúcho, uma vez que a jornalista atua como correspondente de afiliadas da Record e da Rádio Nacional de Brasília, oportunidade que surgiu por conta dos temporais que atingiram o Estado. "Elas entram em contato com a Guaíba para que possamos entrar ao vivo e levar um panorama das chuvas e as situações nas principais regiões do Rio Grande do Sul", disse.

Comentários