
Faltam menos de 60 dias para os gaúchos irem às urnas. Para assegurar que cada voto esteja embasado pelo bom conhecimento sobre as propostas dos candidatos, a RDC TV investe na sua programação especial sobre as eleições desde janeiro. Com cerca de 40 profissionais envolvidos em um comitê de planejamento e produção de conteúdo sobre o pleito, a flexibilidade da grade é a grande aposta para a cobertura eleitoral. Em conversa com a reportagem de Coletiva.net, o coordenador de Jornalismo da emissora, Leandro Olegário, relatou que a intenção – e o desafio – é fazer “a maior cobertura de eleições do Rio Grande do Sul”.
Segundo o jornalista, a possibilidade de alterar a grade e oferecer mais espaço para que os candidatos compartilhem suas propostas com a sociedade gaúcha é um dos grandes diferenciais. “Já fizemos uma série de entrevistas com os pré-candidatos ao governo do Estado em um bloco especial do ‘RDC News’ de trinta minutos. Nenhuma outra emissora fez isso”, assegurou. Além disso, com quatro horas de duração, uma janela especial na programação foi aberta no domingo passado para acompanhar as prévias gaúchas do MDB, PSDB e PT. Ainda conforme o gestor, todo o conteúdo gerado para a televisão, transborda para as redes sociais.
Mobilização
Entre os nomes que se destacam na força-tarefa eleitoral da RDC TV, Olegário cita especialmente aqueles que fazem a frente no contato com os candidatos: Armando Burd, Bruno Vargas, Carolina Aguaidas, Cláudio Andrade, Cris Viegas, Jennifer Casagrande, Josh Bittencourt, Maureci Filho, Renato Martins, Vinícius Sanfelice e Wilson Rosa. Todos esses profissionais, além daqueles que atuam por trás das câmeras, ainda receberão um manual sobre as eleições. O guia exibirá orientações tanto para a cobertura diária quanto para o domingo de votação. “Vai trazer segurança, qualidade e contundência para o conteúdo gerado na redação”, pontua o coordenador.
Além disso, Olegário adiantou que ao menos duas oficinas sobre aspectos relevantes às eleições, como legislação e ciência de dados, serão realizadas com os profissionais da redação ainda neste mês. “É um reforço na capacitação da nossa equipe, que combina pessoas mais experientes, com várias coberturas eleitorais no currículo, com os mais jovens, que estão fazendo isso pela primeira vez”, explicou. Por meio dos treinamentos, a ideia é garantir uma melhor apuração e entrega das informações ao público.
Sem fake, só news
Outra ação da emissora que demonstra o preparo antecipado para o pleito foi o lançamento da campanha institucional ‘Aqui não tem fake, tem news’, em junho. Além de conteúdos nas plataformas digitais, outdoors e busdoors foram espalhados por Porto Alegre como parte da ação. “O Jornalismo desempenha um papel de combate à desinformação e presta um serviço relevante de explicar a dinâmica da política e a importância dela na vida das pessoas. Então esse é o nosso compromisso”, garantiu Olegário.

