Como tradição, Band RS realiza primeiro debate entre candidatos ao Piratini

Programa foi ao ar neste domingo e engajou todos os veículos do grupo de Comunicação

Debate começou às 21h - Sarah Acosta/Coletiva.net

 

Às 21h deste domingo, 7, foi dada a largada na corrida eleitoral pelo Governo do Estado, com o primeiro debate entre candidatos, promovido pelo Grupo Bandeirantes, conforme a tradição. Foram duas horas de um embate político que engajou todos os veículos da emissora, além das plataformas digitais e do canal do YouTube. A iniciativa, que começou a ser organizada ainda em janeiro, é o início de uma série de ações jornalísticas até o pleito em 2 de outubro. A equipe de reportagem do portal Coletiva.net acompanhou in loco os bastidores.

O domingo na Band Rio Grande do Sul (RS) foi agitado. Desde às 9h, o Grupo já noticiava em seus canais tudo sobre a disputa, que começaria durante a noite. Às 19h, na Band News e no canal do YouTube, Guilherme Macalossi e Eduarda Carolina Oliveira apresentaram o 'Pré-Debate'. O programa repercutia a chegada de candidatos aos estúdios, com uma cobertura geral do evento, enquanto a dupla de jornalistas no estúdio comentava e preparava o público para logo mais.

Pelos corredores da emissora era possível observar a correria da equipe de profissionais. O diretor de Jornalismo do veículo, Luiz Eduardo Rezende, recepcionou os postulantes ao governo e suas respectivas equipes de assessoria. Enquanto isso, repórteres das rádios do grupo os entrevistavam e relatavam  sobre o clima no local. Os candidatos, então, eram levados até uma sala separada, onde aguardavam juntos o início do debate. Às 20h20 todos os oito debatedores já tinham chegado. Cerca de 15 minutos depois, eles começaram a ser encaminhados até o estúdio principal da Band TV. No local, encontravam-se com o gerente de Jornalismo das rádios do Grupo e também mediador, Oziris Marin, e depois tomavam seus lugares, que já estavam devidamente separados.

Chegou a hora

"A gente sempre tem um pouquinho de nervosismo. Quando não está nervoso, não está bom. Jornalista é assim mesmo, tem que ter um pouco de adrenalina", admitiu  Oziris à reportagem do portal,  cerca de meia hora antes do debate. Quando o  primeiro bloco se iniciou, cada candidato deveria responder a mesma pergunta em até um minuto, em ordem que foi determinada previamente, em conformidade com as equipes.

Os assessores dos postulantes ao Piratini ficaram em uma sala ao lado do estúdio, com uma televisão que transmitia o debate. O primeiro intervalo chegou e, com ele, a agitação nos bastidores, visto que era o momento dos assistentes entrarem no estúdio, com o intuito de alcançarem, bem como repassarem documentos e as estratégias. Cada candidato tinha direito a receber a visita de um assessor por intervalo, enquanto havia dois minutos de break - com a orientação de que apenas 60 segundos do tempo total poderiam ser dedicados para conversas entre o integrante da equipe com o titular de cada chapa.

Este  "entra e sai" se repetiu durante os quatro intervalos, das duas horas de debate no ar. Ao fim, os candidatos foram entrevistados pelos veículos do Grupo Band.  Contudo, mesmo após o encerramento do certame, a cobertura continuou. Isso porque o programa 'Canal Livre', transmitido em rede nacional, repercutiu a disputa política nos estados. Ticiano Kessler, repórter da Band TV, foi quem entrou ao vivo. Antes disso, porém, conversou com o Coletiva.net sobre a rotina da reportagem em um dia de debate. "A gente chega cedo para acompanhar a preparação. A minha função aqui é ouvir o que os candidatos têm a falar. Então, eu fico atento ao debate para pinçar os melhores momentos e destaques", esclareceu.

A diretora geral da Band RS, Lisiane Russo, contou sobre a importância do debate para o veículo. "A gente dedica muito do nosso trabalho, do nosso tempo no ar, na rádio, na TV, no digital, para que possamos entregar aos eleitores o melhor conteúdo para formarem suas escolhas", disse. Por fim, Rezende ainda comentou sobre a organização do grupo. "Todas as emissoras da Band que estão transmitindo hoje estão sincronizadas. Quem vai assistir o debate aqui, vai assistir o mesmo no Rio de Janeiro, em São Paulo, por todo o Brasil", explicou.

Comentários