A manhã desta quinta-feira,4, na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), em Porto Alegre, foi marcada por um encontro entre a instituição e profissionais da Imprensa. O Gabinete de Comunicação promoveu um café da manhã para apresentar a ‘Aurora’, nova ferramenta colaborativa de inteligência artificial desenvolvida em parceria com a empresa Xertica.
O evento contou com a presença de veículos como Acústica, Correio do Povo, Grupo Sinos, Jornal do Comércio, Masper TV, RBS, Record, Rede RS, SBT-RS e TV Minuano, que acompanharam de perto a iniciativa. Além dos jornalistas, também participaram membros da Administração Superior do MP, representantes da Google, executivos da Xertica e dois conselheiros nacionais da empresa.
Aproximação com a imprensa
De acordo com Roberta Salinet, coordenadora de Comunicação do MPRS, o objetivo foi oferecer um espaço de diálogo direto com os jornalistas. “O sistema de justiça, o trabalho do promotor e do procurador muitas vezes fica longe do entendimento do cidadão. Explicar a adoção de um ecossistema de ferramentas de IA com a profundidade necessária precisava de um momento mais informal, onde pudéssemos estar juntos com os jornalistas”, destacou ao portal Coletiva.net.
A coordenadora avaliou o encontro como positivo. “Foi a primeira vez que organizamos um café da manhã dessa forma no MP. Tivemos tempo de explicar as ferramentas, acredito que gerando compreensão por parte dos jornalistas.” Também foi anunciada a categoria especial do Prêmio de Jornalismo do MP deste ano, dedicada à cobertura sobre IA no Ministério Público. “Foi um sucesso e uma alegria para a equipe que trabalhou para realizar o evento”, afirmou Roberta.
Categoria especial no Prêmio de Jornalismo
O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, também reforçou a relevância do tema e sua aproximação com a imprensa. “Eu já vejo rostos conhecidos do nosso Prêmio de Jornalismo. Temos multicampeões aqui. E este ano, para mostrar justamente como a inteligência artificial chegou para ficar no MP, teremos uma premiação específica para a IA no âmbito do Ministério Público.”

