Quando se fala em planejamento e estratégia de marcas, parecem ser conceitos ligados a publicitários, marqueteiros, designers ou profissionais da área de Branding em geral. Será que é restrito a eles esse universo? Ou os consumidores, como público-alvo, também fazem parte disso? Sobre isso e outros assuntos, a jornalista Melina Fernandes entrevista a publicitária Daniele Lazzarotto no novo ‘Fala, Mercado!’, a convite da apresentadora do programa, Márcia Christofoli.
A conversa, que seguiu por pouco mais de 30 minutos, adentrou a discussão sobre o tema após Melina perguntar a Daniele o que é um planejamento e uma estratégia de marca, e se um empresário deve se importar com isso. A publicitária alegou que há inúmeros motivos para se preocupar com esses aspectos. Primeiro, ela explicou o conceito de marca – palavra sempre relacionada à identidade visual de uma empresa ao invés de ser pensada como o conjunto da obra. Depois, a comunicadora falou sobre a utilidade desta e afirmou que ela “transforma a commodity em algo que tem valor”.
Melina fez, além de perguntas a Daniele, comentários sobre o tema. Entre esses, destaca-se a tese, defendida por ela, que “está mais complexo esse processo” de planejamento e estratégia, e que, recentemente, as pessoas são cada vez mais influenciadas na hora de fazer uma compra.
Sobre Daniele Lazzarotto
Daniele é formada em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Branding e se interessa por marcas. Ela é fundadora e diretora da Cordão, consultoria que visa desbloquear o potencial das empresas por meio da estratégia de marca. A companhia vem atendendo a clientes de diferentes portes e segmentos, como Agi, O Boticário, Estapar, Pmweb, Sicredi e Tramontina. A comunicadora também é professora de cursos livres e MBAs e, ainda, escreve conteúdo sobre Estratégia para o Update or Die e para a WARC.
Sobre Melina Fernandes
Melina é jornalista, gerente de Operações da Critério – Resultado em Opinião Pública. Formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), iniciou a carreira no Grupo RBS, no qual permaneceu por 11 anos, com passagem pela chefia de Reportagem da RBS Brasília e apresentação dos programas ‘RBS Notícias’ e ‘Jornal do Almoço’. Em 2012, migrou para a área de Assessoria de Imprensa, atuando por cinco anos na Prefeitura de Porto Alegre. Ela também foi consultora em Comunicação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) junto ao governo do Rio Grande do Sul.
Confira o episódio na íntegra:

