República completa 10 anos contando histórias

Para celebrar, profissionais que fazem parte da trajetória da agência se reuniram no Boteco Matita Perê

Comemoração foi realizada no Boteco Matita Perê - Crédito: Reprodução/Instagram

Longe da má fama que carrega a data, o 1º de abril é um dia muito auspicioso para a República - Agência de Conteúdo, especialmente neste ano, em que completou a primeira década. Para comemorar a trajetória, os profissionais que fazem parte da história da empresa se reuniram, em 12 de abril, no Boteco Matita Perê, em uma noite de acolhida, regada por agradecimentos. "Vínhamos há tempo pensando numa comemoração que se traduzisse em um 'muito obrigado' àqueles que participam do dia a dia da República", contou o sócio Ricardo Lacerda, ao Coletiva.net.

Convidado a refletir sobre a trajetória da agência, o jornalista declarou-se muito orgulhoso do trabalho construído ao lado de Andreas Müller e José Francisco Botelho - da primeira formação societária -, bem como Leonardo Pujol e Emanuel Neves, atuais sócios. Segundo Ricardo, ao longo dos anos, foi possível manter um crescimento constante e sustentável. "Mantivemos o pragmatismo, mas sempre buscando o equilíbrio através de boas doses de ousadia", destacou.

Presente e futuro

O jornalista ponderou que, segundo o IBGE, apenas uma em cada quatro empresas chega a completar 10 anos em atividade no Brasil. Ele soma este dado ao fato de que a República sempre foi comandada por jornalistas: "apesar de sermos comunicativos por natureza, somos tímidos para fazer 'automarketing'. A nossa vocação é contar histórias - mas sempre a dos outros, sejam pessoas, organizações ou marcas". Neste sentido, Ricardo ainda apontou para a inexistência dos setores de Comercial e Marketing na estrutura da empresa: "nosso trabalho é muito reativo".

E não dá para negar que esta visão tem dado certo, visto que o empreendimento, que começou com três funcionários, hoje soma 15 colaboradores fixos - todos jornalistas. Ricardo explicou que, atualmente, há uma maior demanda de produção e desenvolvimento de estratégias para redes sociais, contudo, ele salientou que a ideia é seguir com o posicionamento especializado em Conteúdo, que também atua no Digital, e não o contrário. "Vamos sempre manter o pé firme na premissa de que o conteúdo de qualidade é primordial", afirmou.

Como parte das comemorações, a República também lançou, nas redes sociais, o vídeo institucional 'Qual é a palavra que define você?'. Confira logo abaixo:

Comentários