Top 10 Coletiva.net: despedidas de jornalistas marcam o noticiário de julho
Saída de Carlos Guimarães da rádio Guaíba foi a notícia mais lida do portal no último mês

Julho foi marcado por movimentos no mercado da Comunicação do Rio Grande do Rio Grande do Sul. Profissionais que saíram de empresas, retornaram para outras ou passaram a se dedicar a novos projetos, foram os principais destaques do mês em Coletiva.net. A notícia mais lida no portal foi sobre a saída de Carlos Guimarães da rádio Guaíba, local onde trabalhou durante 10 anos.
A segunda matéria mais acessada foi a despedida de Diogo Rossi da Band-RS. O profissional deixou a emissora para integrar o time de comunicadores do programa esportivo 'Debate Raiz', atração no YouTube. O pódio foi finalizado com o também desligamento de Lucas Dias do mesmo veículo. Assim como Diogo, Lucas reforçou a equipe do 'Debate Raiz' e do projeto anexo 'Debate das 7'.
A quarta matéria que mais chamou atenção dos leitores registrou o falecimento do comunicador Xicão Tofani. O profissional, que atuava na Rede Pampa, lutava contra uma doença autoimune e sofreu um infarto fulminante. Em quinto lugar ficou a notícia sobre o retorno de Rogério Amaral à rádio Guaíba, após 18 anos. Na emissora, o jornalista participa do programa esportivo 'Ganhando o Jogo', de segunda a sexta-feira, além de atuar como comentarista nas jornadas.
Depois da despedida, o retorno de Carlos Guimarães à Band-RS após 11 anos foi a sexta notícia mais lida do portal. O comunicador assumiu o cargo de chefe de Esportes, função antes desempenhada por Diogo Rossi. Na sétima colocação, apareceu uma exclusiva com Cristiano Oliveira, que passou a integrar a rádio Imortal.
Em oitavo lugar, o anúncio de Leonardo Meneghetti a respeito do novo programa, o 'Debate das 7'. A atração estreou em 8 de julho, ao vivo, e é transmitido de segunda a sexta-feira, sempre às 18h55. Na nona posição, surgiu a matéria que trata sobre a jornalista Maria Eduarda Romagna, da Band-RS, hostilizada por populares durante a cobertura de um evento. A repórter foi xingada e vaiada após questionar a demora que estaria ocorrendo no procedimento de análise do Auxílio Reconstrução.
A lista é encerrada com a matéria sobre a morte do jornalista Matheus Piovesan, vítima de atropelamento em Londres. O profissional voltava para casa quando foi surpreendido por um carro desgovernado, ocupado por duas mulheres que não prestaram socorro.
Confira as matérias na íntegra:
1 - De saída: Carlos Guimarães se prepara para deixar a rádio Guaíba
2- Jornalista Diogo Rossi está de saída da Band-RS
3 - Novos desafios: Lucas Dias deixa o time de comunicadores da Band-RS
4 - Ícone dos bastidores da vida noturna gaúcha, morre Xicão Tofani
5 - Após 18 anos, Rogério Amaral retorna à rádio Guaíba
6 - Carlos Guimarães retorna à Band-RS após 11 anos
7 - Exclusiva: Cristiano Oliveira é o novo integrante da rádio Imortal
8 - Leonardo Meneghetti anuncia programa 'Debate das 7'
9 - Repórter da Band-RS é hostilizada por populares durante cobertura de evento
10 - Jornalista Matheus Piovesan morre, aos 36 anos, vítima de atropelamento