Vencedores do '2º Prêmio ARI de Assessoria de Imprensa' são conhecidos

Alexandra Zanela, diretora na Padrinho, levou o troféu de Assessora de Imprensa do Ano

Vencedores do concurso foram anunciados nesta manhã - Crédito: Henrique Alonso/Conrerp4

Foi realizada, na manhã desta quinta-feira, 3, no Theatro São Pedro, a cerimônia de revelação e entrega dos troféus dos vencedores do '2º Prêmio ARI de Assessoria de Imprensa'. No evento, que contou com a presença da reportagem de Coletiva.net, ocuparam a plateia profissionais da Comunicação, autoridades e representantes de entidades gaúchas de diferentes setores. O público ainda aproveitou intervenções musicais dos estudantes da banda da Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro.

Anúncio mais aguardado, o reconhecimento de Assessora de Imprensa do Ano foi para a diretora de Relacionamento, Conteúdo e Assessoria da Padrinho Agência de Conteúdo, Alexandra Zanela. A profissional concorria ao lado de Aline Moura (Faro Comunicação), Gilberto Jasper (Tribunal de Contas do Estado), Lucinara Masiero (Conceitocom Brasil) e Martha Becker (Martha Becker Connections). Pouco antes do anúncio, todos foram convidados a se manifestar, oportunidade em que agradeceram pelas indicações, feitas pelos veículos de imprensa gaúchos.

Na entrega do troféu à Alexandra, o presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), José Nunes, agradeceu o apoio dos presentes ao 'Prêmio ARI de Assessoria de Imprensa'. "Demos um passo importantíssimo para valorizar esses profissionais e agências, que se dedicam em apresentar o melhor de seus clientes de forma ética e responsável", declarou. O jornalista ainda salientou que o '64º Prêmio ARI de Jornalismo' segue com as inscrições abertas até a próxima terça-feira, 8.

Premiação

Formado por profissionais que atuam em redações de Porto Alegre e do interior, além de representantes da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 4ª Região (Conrerp), o júri ainda premiou projetos nas outras três categorias do concurso. Em Gestão Pública, o primeiro lugar ficou com a Direção de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), enquanto a segunda colocação foi para a Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Novo Hamburgo. Por fim, a Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Regional Eleitoral gaúcho (TRE-RS) recebeu menção honrosa.  

Na modalidade Gestão Privada, a Core Comunicação e Relacionamento garantiu o primeiro lugar e a Jardine Agência de Comunicação ocupou a segunda colocação, enquanto recebeu menção honrosa à PlayPress Assessoria e Conteúdo. Neste ano, o prêmio ainda contou com uma categoria voltada ao terceiro setor: a Gestão em ONG. Levou o grande prêmio a Assessoria de Comunicação da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan). Já a Core Comunicação e Relacionamento recebeu o segundo lugar e a PlayPress Assessoria e Conteúdo, uma menção honrosa.  

Manifestações 

Os discursos foram marcados pela unânime necessidade de reconhecimento dos assessores de imprensa, além da união entre as entidades de Comunicação. Quem abriu a rodada de manifestações foi o presidente do Conselho Deliberativo da ARI, Batista Filho. "Hoje, acima de tudo, é necessário e obrigatório que haja essa aproximação entre aqueles que têm a missão de transmitir transparência, donos de um compromisso inalterável com a verdade", salientou.

Ao assumir o microfone, o presidente da ARP, Fernando Silveira, agradeceu a possibilidade de diálogo com os colegas do Jornalismo. "Logo que comecei a estudar Publicidade eu não entendia a diferença entre os publicitários, os jornalistas e os relações-públicas, e cada vez entendo menos, pois o compromisso de todos nós é com a verdade", defendeu. Ainda destacou que a entidade está de "portas abertas" e que todos são bem-vindos a inscreverem seus cases e participarem do Salão ARP 2022.

Também marcou presença a conselheira do Conrerp 4ª Região Isadora Gomes Reis, que argumentou sobre a importância dos profissionais de Comunicação atuarem em união, para que os resultados obtidos sejam amplificados. "Que nós valorizemos a Comunicação assertiva e humanizada, realizada com ética, transparência e técnica. Hoje estamos aqui homenageando assessores que se destacam pela maestria e envolvimento", pontuou.

Por fim, também fez o uso da palavra a secretária de Comunicação do Governo do Rio Grande do Sul, Zete Padilha, que relembrou a conquista do prêmio pela pasta na edição do ano passado. Em uma reflexão, a profissional apontou que as novas tecnologias levaram a sociedade a uma maior midiatização, o que trouxe equilíbrio ao mercado. "Antes as instituições eram apenas fontes, mas, agora, todas podem ser produtoras de conteúdo", disse, ao destacar o peso que o trabalho do assessor de imprensa carrega neste processo.

Confira a lista dos vencedores do '2º Prêmio ARI de Assessoria de Imprensa':

Assessora de Imprensa do Ano

- Alexandra Zanela

Gestão Pública

- 1º lugar: Direção de Comunicação Social do TJRS

- 2º lugar: Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Novo Hamburgo

- Menção honrosa: Assessoria de Comunicação Social do TRE-RS

Gestão Privada

- 1º lugar: Core Comunicação e Relacionamento

- 2º lugar: Jardine Agência de Comunicação

- Menção honrosa: PlayPress Assessoria e Conteúdo

Gestão em ONG

- 1º lugar: Assessoria de Comunicação da Agapan

- 2º lugar: Core Comunicação e Relacionamento

- Menção honrosa: PlayPress Assessoria e Conteúdo

Comentários