O espetáculo ‘Minha Mãe é um Espírito’, apresentado pelo Grupo Ânima, estará em cartaz no Teatro Ciee (rua Dom Pedro II, 861 – bairro São João), em Porto Alegre, entre 6 e 7 de junho. A peça tem direção da diretora de teatro e produtora Ticiana Studart e texto do roteirista Paulo Fernando Mello. O elenco é estrelado pelos atores Ana Carolina Rainha e Lucas Figueiredo, além de contar com a direção de movimento da coreógrafa Cybele Alonso.
A sinopse apresenta um homem de 35 anos que tenta levar sua vida normalmente, mas enfrenta um pequeno grande problema: sua mãe, Lindaura, simplesmente se recusa a partir, mesmo após estar morta. Sempre controladora e falante, ela continua apegada ao filho e à casa, não aceitando sua nova condição de espírito. Entre diálogos e discussões cotidianas sobre cuecas, comida e até tupperwares, mãe e filho vivem um embate cômico entre a vida e a morte. A peça busca usar o humor ácido e o melodrama para provocar risadas, reflexões e, talvez, uma dose de nostalgia sobre a vida, a morte e o que se deixa para trás.
O intuito da peça é mostrar, de forma bem-humorada, como os laços entre mãe e filho podem ser tão fortes que nem a morte consegue rompê-los. A comédia nasce desse vínculo exagerado, afetuoso e teimoso, que continua existindo mesmo após a partida da mãe. A obra deseja provocar risadas por meio de situações cotidianas. Buscando usar o humor para falar de amor, luto, conflito entre mãe e filho, transformando uma história sobrenatural em algo muito humano.

