Carlos Tevo: O que ninguém pensou sobre isso?
Ele nunca faz planos a longo prazo, mas não descarta a possibilidade de lecionar no futuro
Ao mencionar os mestres que lhe ensinaram as lições que só se aprende na prática, confessa que sente-se, de certa forma, pequeno diante deles. Quando decidiu cursar Publicidade e Propaganda - vindo de uma família de advogados e profissionais do Comércio Exterior - não sabia muito bem o que nem como fazer. Já estudante, quando conseguiu seu primeiro estágio, na extinta Paim e Consultores, entregou-se de coração aberto. "Eu tinha muita vontade, mas pouco talento. Provavelmente, tinham pessoas mais qualificadas que eu, mas me propus a ser o mais responsável e mostrar interesse em aprender", enfatiza Carlos Farneda, o Tevo, 43 anos, publicitário e diretor de Criação da HOC (House of Creativity).
Cada um à sua maneira, grandes nomes do mercado como Carlos Alberto Thunm, Claudio Franco, Fábio Bernardi, Lara Piccoli, Luciane Paim, Marcelo Pires, Marcus Paim, Renata Leiria, Rodrigo Pinto, Paulinho Silva compõem o 'time de treinadores' que ajudaram a formar - e ainda são parte significativa - o profissional que agora acumula mais de 20 anos de experiência e muitas histórias legais para contar. Do tipo que prefere viver o presente sem dedicar muita energia a planejar o futuro, nunca ambicionou cargos ou títulos.
Vontade, disposição e resiliência são características que não somente admira, mas que guiam suas escolhas. Apesar da atual posição, trabalhando ao lado de Gregório Leal e Marlon Abrahão, define-se como criativo. "Sou diretor de Arte e estou diretor de Criação", pontua.
Humildade não lhe falta, também, para admitir que é o marido da Simone Gasperin. Pelo contrário, junto ao desígnio de pai do Ignácio, tem muito orgulho de ser reconhecido pela família que começou a construir quase 20 anos atrás. "Ela é muito mais conhecida e eu sou muito fã dela", enaltece a amada, que é publicitária, pós-graduada em Marketing, sócia e head de Marketing da BPool, acadêmica de Psicologia, desenvolvedora de negócios e professora de MBA na ESPM.
Estevan Farneda
Carlos Estevan Farneda. Este é o verdadeiro nome de Tevo, que recebeu o 'artístico' ainda na infância. De casa para o colégio, depois para a faculdade e chegando à vida profissional, o apelido já lhe rendeu situações inusitadas ao longo da vida. "Já aconteceu de comprarem passagem de avião para mim como Carlos Tevo e isso me impedir de embarcar e precisar comprar outra", conta.
Filho do empresário aposentado João Carlos e da dona de casa Elenara, o porto-alegrense trilhou o 'caminho da contramão' não apenas no nome, mas também na carreira. O pai era dono de uma transportadora de carga internacional. Daniela Farneda, irmã mais velha de Tevo, formou-se em Direito, área que também era comum na família.
Arte, fotografia, anúncios, programas de propaganda sempre despertaram a curiosidade do menino Tevo e, ainda quando não tinha certeza do que fazer, estava convicto de que não carregaria o histórico familiar. Relembra que os pais não tinham o hábito de questionar suas decisões, mas que um dia descobriu que eles chegaram a falar com Daniela para tentar entender os porquês do caçula. "No fim das contas, eles me apoiaram e respeitaram".
Cuidar de pessoas
Graduado em PP e pós-graduado em Design Gráfico com Ênfase em Identidade Visual pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), menciona que uma de suas características naturais sempre foi a sensibilidade para cuidar de pessoas. Ainda guri, na escola, cogitou estudar Medicina, mas não se arrepende da escolha que fez. Longe disso. Encontrou propósito na propaganda.
Uma das páginas marcantes da vida foi quando reencontrou a colega da época de estágio, Luciane Paim, na 8 Total Brand, empresa criada por ela na Capital. Por lá, há cerca de 10 anos, também exerceu a função de diretor de Criação e passou por uma experiência inesquecível. O desafio era lançar a marca de produtos cosméticos The Body Shop no Brasil. As redes sociais ainda não tinham o poder de alcance que conhecemos hoje. Eram 120 lojas para lançar e uma verba que cobria um único anúncio em uma revista.
Missão dada é missão cumprida. Mas Tevo queria ir além do óbvio. A coragem, como destaca a decisão de Luciana e do cliente, foi uma virada de chave em sua trajetória. "Tivemos uma ideia 'louca' de doar metade da verba para ONG e usar a outra parte para divulgar a ação que chamamos de Doe um Sorriso", discorre. "A marca já tinha uma vibe social, escolhemos a Saúde Criança e os resultados foram surpreendentes, principalmente levando em conta que o marketing de influência não era uma potência de negócios".
O passo foi dado e, quando perceberam, as pessoas estavam puxando a marca para a conversa. Espontaneamente, divulgações aconteceram por meio de famosos, como o apresentador de televisão Rodrigo Faro e o cantor Thiaguinho, além de atletas da Seleção Brasileira de Futebol e de Vôlei. A confiança na ideia, que não oferecia garantias, deu ao publicitário um novo olhar sobre seu trabalho. "A partir de então, levei pra frente o estilo de criar sempre passando pela pergunta: o que ninguém pensou sobre isso?"
Melhor amigo
Uma de suas intensas paixões é a fotografia, permeada de diferentes maneiras por todas as suas fases. Com o nascimento do filho Ignácio, hoje com oito anos, resolveu registrar o crescimento daquele que se tornaria, com o tempo, seu melhor amigo. O Instagram se tornou uma espécie de experimento social, contendo apenas imagens do menino em inúmeras ocasiões.
Dia desses, postou uma foto de Ignácio subindo uma árvore. Para quem vê, talvez seja apenas um retrato bonito de uma criança brincando. Para Tevo, é muito mais profundo. "Expresso a sensibilidade de cada momento que estou com meu filho por meio da fotografia. Essa, em específico, me emocionou muito, pois considero uma vitória. Ignácio tem medo de altura e aquela imagem me deu uma recordação de sua bravura. É uma recordação a partir de outra perspectiva", pondera. A interpretação da vida e do mundo mudou, aliás, com a paternidade. Estar com Ignácio e Simone é seu afazer predileto, e a relação de pai e filho ultrapassa os limites do pessoal.
A vivência se transporta à profissão e, do ponto de vista do pequeno, é capaz de extrair valiosas ideias. Curioso, o filho o conecta com o que de novo está acontecendo. Os traços que mais ama no menino, no entanto, foram os herdados da mãe. "Assim como a Simone, ele adora ler, aprendeu sozinho. Sem contar os acessos de risos, uma alegria única que eles têm". E tudo fica completo com os gatinhos de estimação da família Farneda, Wanda e Alfredo.
Entusiasta de histórias em quadrinhos, literatura de fantasia, filmes de super-heróis, Tevo se beneficia, ainda, da companhia do filho para deixar existir a criança dentro dele mesmo. Outro fascínio que dividem é pelo futebol. Calmo por natureza, revela que esta é a única coisa que o tira do sério. "Gosto de acompanhar e me irritar com o Grêmio", brinca o torcedor. As chuteiras próprias foram aposentadas aos 40 anos, após algumas lesões, mas Ignácio, com todo o vigor da infância, segue se divertindo com a bola no pé.
No esporte, o que ocupa seu tempo livre agora é o padel, prática oriunda de uma mistura entre tênis e squash. Exercício de concentração e relaxamento, aponta como um dos ingredientes para tirar a mente das responsabilidades com o trabalho e se permitir fazer algo diferente. E ele leva isso muito a sério, participando inclusive de torneios da modalidade.
Premiado
A despeito da alma tricolor, foi pelas cores do principal adversário, o Internacional, por quem torceu recentemente. O trabalho em equipe da HOC com o case 'A Camisa Embarrada', em que os jogadores do Inter usaram o uniforme do Clube manchado de barro, em alusão às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul este ano, resultou em uma 'Estrela de Ouro', principal prêmio do 'Anuário do Clube de Criação'.
A 49ª edição do prêmio elevou a carreira do publicitário e de seus colegas de forma até um pouco inacreditável, em suas próprias palavras. A marca ficou em 9º lugar no ranking da categoria 'Agências mais Criativas do Ano', e ganhou honrarias também com 'Estrela de Prata' para 'Ação Promocional e Marketing Direto' e 'Mídia Exterior', e uma 'Estrela de Bronze' para 'Relações Públicas'.
Catalisador do projeto com o Inter, Tevo assume que adora sentar e conversar sobre trabalho e técnica. A especialização enriqueceu seu repertório, ensinando-o sobre a metodologia por trás da criação artística. Mais do que discutir o que fazer, defende que o porquê fazer, o objetivo, o papel da direção de arte e o que a marca quer expressar com determinada campanha são fundamentais para o sucesso do trabalho. Das mais diversas fontes que 'bebe' para se inspirar, cita o livro 'Criatividade S.A.', do presidente dos estúdios Pixar e Disney, Ed Catmull. Já leu duas vezes e frisa que deveria ler mais. A sede pelo aprendizado e o conhecimento que vem adquirindo em gestão de pessoas provocam um desejo para o futuro. O de, quem sabe, lecionar.
Com um amor baseado no respeito, encorajamento e colaboração mútua, salienta que tem um combinado com a esposa. Quando ela se formar em Psicologia, abre-se a porta para ele pensar no mestrado. Outra pretensão de seus poucos planos a longo prazo é levar Ignácio para morar fora do Brasil. Ele e Simone já tiveram a experiência, em 2009, na Austrália, e acreditam que o filho pode se beneficiar bastante da vivência.
Lealdade
Não existe talento que sustente a falta de compromisso. Este é o lema do publicitário, que acumula no currículo passagens também pelas agências Paim, DCS, Competence, Caruso e Morya Brasil. Assim como foi ouvido e levado em conta em suas primeiras entregas na profissão, busca ser moderador de conversas e agregar a pluralidade de opiniões em prol das melhores soluções para os clientes.
"Sou naturalmente um cara tranquilo, isso ajuda. Evito muito a ansiedade e legitimo a postura de que quanto mais calmos estivermos, mais certeiros seremos em nossas decisões", argumenta. O antônimo, não pode esquecer, é o que julga ser seu maior defeito. "Ainda estou aprendendo a tomar decisões e não questioná-las tanto". Entregue com tudo que há de si, reconhece também suas qualidades, sendo a lealdade a principal delas. Procura deixar claro com suas palavras e ações que as pessoas podem contar com ele. Assim como uma das mensagens que quis passar com a campanha do Internacional, ele não deixa ninguém na mão.