POA Streaming TV: Um adulto jovem

DNA do veículo de Comunicação é regido pelos mais de 50 profissionais que nunca deixam a engrenagem parar

"Silêncio no estúdio, por favor. 3,2,1, gravando." Essa é uma das principais falas do comedido Flávio Motta, coordenador Técnico e Operacional do POA Streaming TV, que tem a responsabilidade de organizar e colocar no ar toda a programação, ao vivo, da TV. Esse é apenas um dos exemplos a serem citados quando se fala dessa emissora. A frase "não se julga o livro pela capa", faz jus aos profissionais que lá estão, uma vez que chegam, timidamente, como quem não quer nada, mas ao abrirem os microfones, assim como aparelhos técnicos, comportam-se como DJ's que utilizam as picapes com maestria, ditando o ritmo do local.  

É por meio dos bastidores que é possível se observar os pequenos detalhes que ficam perceptíveis em relação ao comportamento de quem faz parte da emissora. Pela parede de vidro se enxerga um rapaz que se aproxima do estúdio, de modo lento e cujo nome é Roberto Salatino. Quem olha de fora, não imagina que ele é o apresentador do programa 'Tá no Jogo'. Porém, a justificativa vem logo em seguida quando o sinal da câmera abre, a postura dele muda, a timidez vai embora, o semblante se transforma e a entonação de voz se destaca: "Muito boa tarde! Está no ar mais um 'Tá no Jogo' pelo POA Streaming TV", fala o comunicador.     

Personagens simples, talentosos e comprometidos com o projeto. Sem dúvida, o DNA do conglomerado midiático é regido pelos mais de 50 profissionais, que nunca deixam a engrenagem desligar. Mas, para isso, precisa-se ter um perfil muito bem avaliado pelo jornalista Fabiano Brasil, diretor-geral do veículo de Comunicação e presidente do Grupo F. Brasil, detentor do POA e do Canoas Streaming TV, a segunda praça da emissora. "Eu só trabalho desta maneira, acreditando naquilo que faço e, as pessoas que aqui estão, não seriam diferentes", destaca. 

Juventude e experiência

Pode ser do profissional novo ao mais antigo, todos crescem e têm o seu tempo de maturação, bem como oportunidades. Nessa linha, recentemente, a jornalista Bethania Haas foi colocada como apresentadora de uma das atrações mais importantes da grade, o 'RS Meio Dia'. No início, tinha apenas um espaço no 'Programa do Brasil', ao lado de Fabiano. Quando a agenda do comunicador ficou apertada, ela foi alçada a ser o rosto da atração. "Fui pega de surpresa, pois, apesar de bastante tempo de Jornalismo, eu atuava mais nos bastidores, como produtora e assessora de imprensa. Tem sido um desafio todos os dias", explica.

Uma das questões que chama atenção no POA Streaming TV é a mistura de jovens, junto com pessoas experientes. Desde a fundação, em 2020, houve a preocupação da direção em manter, também, pessoas renomadas. Diversos nomes já passaram pelo veículo e puderam dar o seu toque para o crescimento do projeto. "Tenho a sorte de contar, no time, com grandes profissionais do segmento que são fundamentais para a construção do projeto", exalta Fabiano Brasil. Alguns nomes são: Gonzaga Lopes, Luciane Echevarria, Maria Luiza Benitez, Roberto Pauletti, Rogério Amaral, entre outros. 

Apesar disso, as pessoas que estão à frente do POA se preocupam com a evolução tecnológica, assim como aprender com os ensinamentos da nova geração. Internamente é visto como uma verdadeira escola para talentos. Conforme Fabiano, muitas pessoas começaram com ele e, hoje, estão em outras emissoras ou projetos. Uma das características principais é dar oportunidades. Quando se enxerga um talento, logo ele é lapidado e colocado em ação, a exemplo dos relatos citados acima.  

Flávio Motta é outro caso parecido: hoje atua como coordenador Técnico e Operacional, mas começou no setor de Tecnologia da Informação. Em um determinado momento da carreira, era motorista de aplicativo e estava insatisfeito com a situação e começou a procurar oportunidades. "Eu já conhecia algumas ferramentas de operacionais, então, o Fabiano me chamou para tocar o projeto com ele", lembra o profissional, que está há mais de um ano no veículo. 

Hoje, ele é uma das pessoas essenciais na emissora, uma vez que comanda tanto o POA Streaming, quanto o Canos Streaming TV. Dentro do veículo de Comunicação, Flávio pretende colher, ali na frente, os frutos que virão por meio do empenho dedicado por todos. "Além disso, buscar um maior conhecimento no meio de Comunicação no Jornalismo, pois aqui eu me encontrei e não desejo mais deixar", manifesta. 

Na vitrine 

O POA Streaming TV está localizado dentro do Shopping Total, que fica na Avenida Cristóvão Colombo, 545, bairro Independência. Quem caminha pelo corredor D do centro comercial pode observar a loja em que está situado o estúdio da TV. O espaço está ali como uma vitrine que provoca a atenção das pessoas que percorrem e despertam a curiosidade para assistirem, ao vivo, tudo que está na telinha. "É justamente esta a intenção, somos um produto, destacado em uma vitrine de uma dos shoppings mais populares da cidade de Porto Alegre", explica Brasil.   

Não há quem passe por ali e não fique curioso ao observar os comunicadores debatendo. Há pessoas que passam de modo mais rápido, mas, também, aqueles que observam mais, com o semblante de "estranhesa", por não saberem, de fato, o que acontece no local. Trata-se de uma sala grande, com o potencial para realizar até 12 trocas de cenários. A dinâmica, bem como os equipamentos, estão posicionados estrategicamente para atender, de forma rápida, todas as atrações que ocorrem no ambiente.   

Conforme Flávio Motta, o procedimento é interessante e transparente. A intenção é mostrar tudo o que acontece nos bastidores da TV e como é possível realizar "programas com qualidade". De acordo com Fabiano Brasil, a decoração do local é por meio de parceiros comerciais que acreditam no negócio e, ainda, acham interessante "observarem os seus produtos em uma vitrine de shopping. Somos estúdio e somos loja", complementa. Além disso, o comunicador cita que o formato 24 horas no ar com programação ao vivo, dentro de uma vitrine, "é pioneiro no Rio Grande do Sul". 

Trajetória de crescimentos

Um projeto que nasceu na pandemia da Covid-19. Em 2020, em meio ao crescimento do número de pessoas em casa e o aumento de atrações em Podcasts e Videocasts, Fabiano Brasil observou que o formato digital seria interessante, uma vez que o público acharia atrativo ver mais movimentos na internet. "Em uma conversa com Nando Gross me deu o estalo de criar uma emissora, ele foi um dos responsáveis pela minha decisão de empreender e de correr atrás para o crescimento do POA", recorda. 

Um dos integrantes atuais, o comunicador Roberto Pauletti, comenta que gostou da iniciativa de Fabiano e acredita ser proveitoso o formato on-line. "Fiquei muito impressionado com o potencial e, sobretudo, com a estrutura da emissora, até por ter uma experiência grande em veículos", elogia. Ainda conforme Pauletti, ele deseja que, nos próximos anos, possa apostar em jornadas esportivas e transmissões da dupla Grenal. "É encantador o que esse rapaz (Fabiano Brasil) fez em pouco tempo de existência, tenho certeza que logo estaremos com outras atrações", completa. 

A ideia, de início, segue da mesma maneira: a de comunicar para o público de Porto Alegre e Região Metropolitana. No entanto, como formato digital, a programação tem alcance para todo o mundo, sobretudo para pessoas que moram fora do País, mas que nasceram na cidade. De lá, para os dias atuais, foram muitas mudanças de elenco, de formatos e de estrutura. Além disso, o que conta são as experiências que o mercado ensinou durante a curta trajetória da emissora, uma vez que "alguns tombos foram grandes, mas, conseguimos nos recuperar com êxito".

A mudança estrutural foi uma das mais notadas nesses três anos. Uma delas está na vinculação de Porto Alegre com o nome da marca. Com isso, a busca das pesquisas cresceram e houve a possibilidade de aumentar o número de pautas, assim como as atrações que a cidade apresenta. No que se refere à colocação de mercado, é o principal canal oficial da Capital Gaúcha. Hoje, o POA Streaming TV é veiculado, 24 horas, pela Soul TV, plataforma que conta com mais de 85 canais disponíveis. Além disso, os programas principais são transmitidos, simultaneamente, no canal do canal do YouTube POA Streaming. 

Conforme Fabiano Brasil, pessoas que fazem Porto Alegre girar não têm espaços relevantes. Por sua vez, o POA oferece toda a estrutura para que as histórias da cidade sejam contadas. "Essa é a nossa principal missão, transformar por meio da Comunicação", conta. Em relação aos projetos para o futuro, os líderes da emissora pensam no crescimento de profissionais, assim como toda a estrutura de estúdio, além da grade de atrações. "Para 2024, teremos, pelo menos, mais 18 programas inéditos, com nomes importantes que anunciaremos nos próximos meses", adianta. 

Comentários