Após 24 anos, saiba no que o Coletiva.net se tornou

Acompanhando as mudanças do mundo, empresa se transformou e ampliou produtos

26/04/2023 18:00
Após 24 anos, saiba no que o Coletiva.net se tornou /Coletiva.net

Nos últimos 24 anos, o mundo passou por diversas transformações. Novas tecnologias foram criadas, a internet foi expandida e se tornou parte indispensável da vida das pessoas, o que revolucionou a sociedade. Com um DNA inovador, Coletiva.net acompanhou o movimento e, da sua origem, como um disparo de notícias por meio do fax, tornou-se um portal com diferentes produtos de Comunicação. 

Coletiva.net

No ar desde o ano 2000, o portal leva à internet as principais notícias da Comunicação. Jornalistas, publicitários, relações-públicas, profissionais de Marketing e os mais diferentes atores do setor são protagonistas e pautam os conteúdos publicados. Hoje, o veículo on-line conta com nove sessões recorrentes: Academia, Agenda, Artigos, Colunas, Notícias, Panorama, Pelo RS, Perfil, Por Dentro e Onde Estão.

Além disso, ainda há uma editoria especial com coberturas realizadas em tempo real, diretamente de grandes eventos. "Temos um portal que tem como seu maior ativo a credibilidade. A democracia que implementamos em termos de abrangência editorial, contemplando todas as áreas que integram o nosso ecossistema criativo é um modelo que desconhecemos no País", exalta a publisher Márcia Christofoli.

Coletiva Tendências

A revista Tendências, sob a marca Coletiva Tendências, é o segundo produto mais antigo da empresa. Com quatro títulos, Academia, Comunicação, Comunicação Empresarial e Inovação, a publicação foi lançada em 2010. Ela traz ao público os principais assuntos que norteiam esses diferentes segmentos do mercado, com o intuito de prever e aprofundar análises dos possíveis caminhos da Comunicação.

Do selo, surgiu o programa 'Coletiva Tendências', que faz parte do projetos de podcasts, Coletiva.cast. A atração expande os assuntos abordados nas publicações, sempre com a participação de convidados íntimos aos temas de cada episódio. "Esse é um produto já consolidado e aguardado pelo mercado. Somos incansáveis na busca pelos melhores conteúdos e sabemos, principalmente, da responsabilidade de inovar sempre. Como não paramos, novidades nas revistas estão por vir", adianta a coordenadora do selo Tendências, Tássia Jaeger.

Coletiva.rádio

Lançada no final de 2021, a Coletiva.rádio alcançou feitos importantes: como a marca de um milhão de ouvintes únicos em pouco mais de um ano, e que hoje chegam a mais de 1,7 milhão, com uma média de 500 horas de escuta por dia. O ano passado ainda foi marcado pela expansão do produto, que aumentou a programação. Além de veicular uma seleção musical 24 horas, a rádio tem mais de 120 minutos diários de informação, por meio dos conteúdos: 'Almanaque', com Luciano Costa; 'Casa de Produção', com Michelli Raphaelli; 'Comunicador Legal', com Roberto Schultz; 'Conecta', com Maria Eduarda Fortuna; 'Drops News', com Patrícia Lapuente; 'Fora de Série', com Marina Mentz; 'Metanoia', com Gabriella Bordasch; 'Momento Econômico', com Almir Freitas; 'Onde Estão', com Carlos Eduardo Torres; e 'Rede Atitude Positiva', com Renato Martins.

Outra recente novidade no time é a chegada, em breve, do jornalista André Machado, que comandará, ao vivo, de segunda a sexta-feira, o 'Café com André', às 7h. "Entendemos que o consumidor tem diferentes formas de se informar. O formato de notícias em pílulas ao longo da programação tem uma excelente aceitação do nosso público. E com um time de peso desses, não há como não se orgulhar do que estamos entregando", comemora a coordenadora de Operações da rádio, Patrícia Lapuente.

Coletiva.tv

A marca mais recente de Coletiva.net, apresentada ao público em setembro de 2022, o Coletiva.tv está presente em multiplataformas. Inicialmente no YouTube, hoje, atrações da programação podem ser acompanhadas no canal Markket, do Grupo Box Brazil, na TV a cabo, e também no BB Play, serviço on demand da empresa; no streaming Soul TV; e no POA Streaming, emissora digital de Porto Alegre. Na grade, há três programas fixos: 'Fala, Mercado', apresentado por Márcia Christofoli, debate os principais assuntos da área da Comunicação; 'Memórias RS', sob a tutela de Márcia Dihl, coloca os jornalistas como pauta principal ao relembrar os bastidores de coberturas marcantes da história gaúcha; e o '(Re)contar', onde Gabi Lorscheiter revisita a história dos profissionais perfilados pelo portal.

"É impressionante o quanto o nosso público aceita bem nossas inovações. Esse retorno, que inclui as marcas que apostam na gente, é a certeza de estarmos no caminho certo", avalia Iraguassú Farias, diretor Comercial da empresa. Ainda nesse produto, outro programa entrará na pauta em breve: 'Construindo Marcas', comandado por Marla Gass, que contará o processo de construção, reputação, posicionamento e relacionamento de marcas que fazem diferença no Estado.

Coletiva.debates

Marca de eventos da empresa, o Coletiva.debates reúne nomes relevantes de diferentes setores da sociedade para discutir os temas que impactam a Comunicação. Com uma ancoragem rotativa, a convite do portal, profissionais mediam debates sobre tópicos caros ao público em geral, em transmissões pelas redes sociais. Com seis edições presenciais e sete digitais, a iniciativa tem como conceito 'Precisamos conversar', sob a ideia de trazer luz a assuntos que movimentam o mercado como um todo. "Nunca cansaremos de botar esses atores no mesmo espaço, abordando temas tão relevantes para todos nós, comunicadores", assegura Márcia.

Coberturas on-line

Único veículo gaúcho a oferecer essa iniciativa, as coberturas em tempo real consistem em levar a equipe de repórteres a um evento e gerar diferentes conteúdos full time. Nesse trabalho multiplataforma, os jornalistas acompanham as principais movimentações dos eventos, que podem incluir palestras, premiações, bastidores, entrevistas exclusivas, ambientação e a opinião de quem está presente. "É um ritmo bem intenso, mas somos experientes e entregamos ao público o que há de melhor nesses momentos. Somos os olhos de quem não está lá", explica Patrícia, que também é coordenadora das coberturas especiais.