Associação Riograndense de Imprensa promove a Semana da Imprensa

Eventos ocorrem de 1º a 7 de junho e são abertos ao público e gratuitos

Não é necessário fazer inscrição prévia para integrar a programação - ARI

Para marcar o Dia Nacional da Imprensa, celebrado nesta quinta-feira, 1º de junho, a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) terá uma série de atividades, para as quais não é necessário se inscrever previamente. Elas têm o objetivo de debater o papel do Jornalismo na sociedade atual, especialmente diante da transformação digital cada vez mais célere. Os eventos serão realizados a partir da data comemorativa, até 7 de junho - todos gratuitos e abertos ao público em geral.

O Dia Nacional da Imprensa foi oficializado pelo Congresso em 1999, por iniciativa da ARI, visando homenagear o primeiro jornal brasileiro, o Correio Braziliense, criado e dirigido pelo gaúcho Hipólito José da Costa. Anteriormente, a celebração ocorria em 10 de setembro, dia de lançamento da Gazeta do Rio de Janeiro, órgão oficial da corte de D. João VI. O Correio, todavia, além de ser anterior à Gazeta, era independente e crítico.

Programação da Semana da Imprensa

O primeiro painel, 'Mudanças na Comunicação com a transformação digital', ocorrerá na quinta-feira, 1º de junho, às 14 horas, no Memorial do Legislativo (Rua Duque de Caxias, 1029 - bairro Centro Histórico, Porto Alegre). A conversa reunirá Filipe Speck, do Matinal, Marcelo Rech, presidente executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ), e Martha Becker, diretora da Associação Brasileira das Agências de Comunicação no Rio Grande do Sul (Abracom RS). A mediação será realizada por Márcia Christofoli, diretora do Coletiva.net e da ARI.

O segundo, 'Hipólito José da Costa e a Independência da América Latina', acontecerá no sábado, 3 de junho, às 10 horas, no Salão Nobre da ARI (Avenida Borges de Medeiros, 915, oitavo andar - bairro Centro Histórico, Porto Alegre). O tema será discutido por Roberto Revoredo, autor do livro de mesmo nome do encontro, e Wellington da Silva, diretor do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa. O presidente da ARI, José Nunes, mediará a reunião.

Depois dessa, a partir das 11 horas, há outras programações na agenda. O 'Memorial dos Jornalistas Inesquecíveis' da entidade receberá a inclusão dos nomes de Leila Weber, Maria Luiza Antunes e Santa Irene. Em seguida, o Bar da ARI será reinaugurado após ter passado por reformas. O local contará ainda com a 'Galeria da Arfoc Itamar Aguiar', que será aberta com uma coletânea de fotos daqueles que receberam o 'Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo' nos últimos anos. E, por fim, será lançada a terceira edição do 'Prêmio ARI de Assessoria de Imprensa'.

O terceiro e último painel reunirá os jornalistas Carlos Etchichury, da rádio Gaúcha, Humberto Trezzi, de Zero Hora, Rodrigo Lopes, de GZH, e Silvia Lisboa, do Matinal. Eles comentarão 'Os bastidores da cobertura de 8 de janeiro' em 7 de junho, às 19 horas, também no Salão Nobre da ARI.

Comentários