Boletim 'Tambor da Aldeia' registra ataque sofrido por Eduardo Matos

Com curadoria de Vilson Romero, levantamento é realizado pela Associação Riograndense de Imprensa

Boletim é produzido pela ARI - Crédito: Divulgação

Já está no ar o 'Tambor da Aldeia' de agosto. Com curadoria do diretor do departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Vilson Romero, o boletim mensal faz um levantamento de ações contra o livre exercício do Jornalismo. Nesta edição, um dos destaques é o ataque sofrido por Eduardo Matos na praça de alimentação de um shopping de Porto Alegre.

Acompanhado do filho, ele foi ameaçado por Guilherme Selister, citado em mais de 10 reportagens assinadas pelo jornalista, que apuraram a aplicação de golpes financeiros em mulheres. As matérias em questão foram publicadas em GZH, na rádio Gaúcha e na Zero Hora, veículos do Grupo RBS, de onde Eduardo se despediu em fevereiro deste ano para atuar como assessor de imprensa.

No âmbito nacional, entre outros casos, o informe relata que o jornalista José Reiner Fernandes, do jornal Integração, de Tatuí, em São Paulo, foi absolvido pela 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). Ele era vítima de uma ação movida pelo ex-deputado federal Guiga Peixoto (PSC-SP) por ter publicado, em 2020, um editorial em que criticava os salários pagos pelo parlamentar aos seus assessores.

Já entre as ocorrências internacionais, o 'Tambor da Aldeia' de agosto destaca o assassinato dos profissionais Edin Alonso e Hugo Gutiérrez, da página do Facebook Noticias Caballo Blanco, da Guatemala. Além disso, nos Estados Unidos, o jornal Marion County Record, do Kansas, sofreu um mandado de busca e apreensão, cumprido na redação do veículo e na casa de seu editor, o jornalista Eric Meyer. Os relatos completos podem ser lidos na página oficial da iniciativa da ARI, neste link.

Comments