Prêmio Themis e Medalha Alberto André celebram o jornalismo no Dia do Jornalista

Evento destacou o papel essencial da imprensa na promoção de uma sociedade bem informada e comprometida com os valores democráticos

Dia do Jornalista foi marcado por uma cerimônia especial que reuniu profissionais da Comunicação - Eduardo Nichele/Dicom-TJRS

O Dia do Jornalista, comemorado ontem, 7, foi marcado por uma cerimônia especial que reuniu profissionais da Comunicação, representantes de entidades de classe e do judiciário para o lançamento da 5ª edição do Prêmio Themis de Jornalismo e a entrega da Medalha Alberto André. O evento, realizado em Porto Alegre, reforçou a importância da imprensa na construção de uma sociedade mais informada e democrática. A equipe de Coletiva.net esteve presente no encontro para acompanhar os detalhes. 

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), a Associação Riograndense de Imprensa (ARI), a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do RS (Arfoc-RS), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindijors) e o portal Coletiva.net. A união dessas entidades fortalece a proposta de valorizar o trabalho da imprensa, sobretudo em tempos de desinformação e desafios sociais.

A solenidade também foi marcada pela entrega da Medalha Alberto André, tradicional distinção da ARI que homenageia jornalistas com trajetória reconhecida pela ética e compromisso com a profissão. Nesta edição, 11 profissionais foram agraciados, entre eles Ricardo Chaves, o Kadão, que faleceu na última sexta-feira, renomado fotógrafo com mais de três décadas de atuação na imprensa gaúcha; Alisson Coelho, Analice Bolzan, Ana Amélia Lemos, Antônio Oliveira, Elmar Bones, Fernando Zanuzo, Gabriela Mendonça, Mary Silva, Romar Beling e Tânia Moreira.

Ao longo do evento, diferentes vozes destacaram o papel essencial do Jornalismo na vida pública. O presidente da ARI, José Nunes, reforçou a importância da colaboração entre as entidades para reconhecer o trabalho sério da imprensa. Já a diretora da Direção de Comunicação Social do TJRS, Adriana Arend, ressaltou o papel dos jornalistas no enfrentamento às fake news e mencionou o tema especial desta edição do prêmio: 'Contribuição do Judiciário para o Desenvolvimento Socioambiental', destacando ações voltadas à sustentabilidade e à resposta a desastres ambientais.

O Prêmio Themis 2025 contará com cinco categorias: 'Cotidiano da Justiça', 'Inovação na Gestão Pública Judiciária', 'Imagem', 'Universitária' e a já mencionada 'Contribuição do Judiciário para o Desenvolvimento Socioambiental'. As inscrições estarão abertas de 30 de julho a 16 de setembro, para matérias veiculadas entre 21 de agosto de 2024 e 29 de julho de 2025.

A cerimônia foi acompanhada por representantes das entidades apoiadoras, jornalistas e autoridades do Judiciário, Ministério Público e da administração pública. Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem póstuma a Kadão, cuja filha Letânia Chaves recebeu a medalha em nome do pai e agradeceu o carinho dos colegas e parceiros de profissão.

Comentários