Fábio Medvedovsky: o autêntico adaptável
Publicitário, o profissional desenvolveu uma sólida carreira com premiações que chegaram, inclusive, ao Profissional do Ano da Rede Globo

Medvedovsky. Ou, melhor: Mendevas. O apelido que, há anos, é inconfundível, e que lembra com um ar brasileiro a ancestralidade russo-judaica desse porto-alegrense. Fábio Mendevas possui lastro e intimidade - como diria Odete Roitman, uma das mais emblemáticas empresárias da ficção do Brasil - com a área em que cria, imagina e transcende há, aproximadamente, trinta anos de carreira. Diretor de Criação da agência Integrada desde outubro de 2024, ele acredita no valor das ideias e em como elas são ativos transformadores não apenas de trajetórias profissionais, mas de vidas.
O incipiente resiliente
Fábio 'Mendevas' nasceu em Porto Alegre em 1974. As possibilidades que os rolos de fita contendo películas de longa metragem apresentavam já o levavam para um caminho voltado à criatividade. Na época, optaria por estudar Cinema, caso o curso estivesse disponível na área educacional. O mais próximo disso que havia, até então, era Publicidade e Propaganda, e assim, ingressou no curso da Famecos, na PUCRS.
Ainda no terceiro semestre da graduação, teve a primeira oportunidade de atuação profissional na área, ingressando na agência POA RS como estagiário. O momento em que teve contato com a criação publicitária foi a virada: ali, descobriu a vocação e gosto pessoal pelo processo. O foco era o ingresso em uma empresa específica, na época: Escala. "Era muito difícil entrar nessas agências, era muito concorrido", conta. Para quem tem aptidão, no entanto, apenas o trabalho do tempo serve como plataforma para o futuro. Faltando um ano para a formatura, Mendevas recebeu um telefonema com um convite para entrar na agência. Mesmo com emprego já fixo na sua então agência, não hesitou em pensar que um downgrade pode ser a alavanca para voos maiores. Assim, aceitou um cargo como, novamente, estagiário. E, na agência, consolidou-se como redator, atuando por mais de sete anos ali.
Em um ambiente cuja volatilidade pode ser perceptível, especialmente no contexto de agências de publicidade, Mendevas orgulha-se de ser um publicitário resiliente que permanece por um tempo acima da média nos locais em que trabalha. Na E21, oportunidade profissional surgida após a da Escala, permaneceu por dois anos. Na Matriz, em seguida, de três a quatro anos. Na então Competence, hoje denominada G5, atuou por quase cinco anos, entre saídas e retornos para o desempenho de novos trabalhos, com alguns lapsos de tempo entre eles.
Conversar com Mendevas é uma experiência que transparece a versatilidade com que ele encara o trabalho e o bem viver. Ao mesmo tempo em que flerta com os lados criativos que a redação publicitária exige, sua trajetória é marcada por aspectos curiosos: já chegou a exercer trabalhos para o campo político e até como instrutor de natação.
Esta última oportunidade surgiu quando morou na Filadélfia, nos Estados Unidos, com a família, por aproximadamente um ano, entre 2016 e 2017. Nesse período em que esteve, relativamente, afastado da publicidade, frequentava um clube, em houve a abertura de uma vaga como instrutor desportista. Assim, iniciou os trabalhos ensinando natação, ao mesmo tempo em que acompanhava os filhos, que se entretinham pelo local.
Um ser criativo
A inspiração é a arte. Mendevas bebe de diferentes fontes para poder desempenhar o fazer criativo e poder colocar em prática a paixão por criar e desenvolver projetos. Essa paixão já rendeu premiações significativas, como o Grand Prix do Salão da Propaganda Gaúcho, em 2003, com uma campanha realizada para o Colégio Anchieta, e o prêmio de Profissional do Ano da Rede Globo, em 2004, com um comercial para a Apae da cidade de Horizontina, no Noroeste do Rio Grande do Sul.
Mendevas sabe e gosta de se comunicar com as pessoas, tendo a honestidade e a transparência como pilares que sustentam suas condutas e tomadas de decisão. Ao mesmo tempo em que joga com diferentes frentes e em diversos campos de atuação em que possa estender os ramos do fazer profissional, busca a excelência e novas formas de contar.
"Eu sou um cara muito inquieto. Vejo muito filme, muita série", diz, buscando em fontes diversas outras maneiras de ilustrar histórias, em um mercado concorrido e que, agora, também disputa com a criatividade artificial das inteligências artificiais (IAs). Para ele, a IA é uma aliada e uma amplificadora de saberes e potencialidades, mas não uma substituta da sensibilidade humana.
Mendevas considera que o mercado está em transição, fazendo uma retrospectiva de como eram os trabalhos em agência e de como têm se transformado com os avanços da sociedade. O senso de humor e de responsabilidade, por exemplo. "Tem muita coisa que perdeu a graça, que não é mais legal", comenta, relembrando que aspectos, outrora, risíveis, agora já não são mais admissíveis perante as novas perspectivas referente ao lugar do outro e ao lugar de si que a sociedade contrasta. E o respeito a isso, para ele, é fundamental.
O profissional também já exerceu o lado criativo ao atuar como professor, durante cinco anos, na Escola de Criação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de Porto Alegre, de 2011 a 2016. Às novas gerações, o que ele recomenda é o controle perante a ansiedade que permeia o mundo, algo que, em sua percepção, quando em formação, era mais romantizado. "Acho que a leveza ajuda a criar", declara.
O pai cozinheiro
Mendevas, para além do profissional, é pai de uma jovem de 15 anos e de um menino de 11 que ainda residem nos Estados Unidos. E, nas horas vagas, quando o quesito é poder exercer a liberdade, ele une seu lado artístico ao gastronômico.
Fã de rock, principalmente do rock clássico dos anos de 1970, ele apostaria na música se, em algum momento de sua vida, seus caminhos de trabalho o tivessem levado para outros lugares. Ou, ainda, para o lado cinéfilo, demonstrando que gostaria de ser roteirista de filmes - algo no qual se espalhou para buscar uma semelhança com seus afazeres da carreira, como roteirista de comerciais publicitários.
Amante de churrascos, vai de um extremo a outro: não importa se é carne ou se é brócolis, contempla a todos no momento de liderar a cozinha. E, para isso, exerce com prazer os momentos em que relaxa e, ao mesmo tempo, absorve mais ideias possíveis de serem convertidas em projetos. Acredita nos processos de soma e que diferentes aspectos podem agregar para o processo criativo. Sobretudo, que a empatia seja exercida, proporcionando um ambiente leve.
Uma caminhada, um sorriso, um abraço, comer, escrever, viver feliz. Ele valoriza coisas que podem ser consideradas "simples", porém, ricas para o processo evolutivo da vida. Acredita que é na singeleza e veracidade que se cria o colorido da vida. E é com esse espírito que comanda o cargo de liderança que exerce na Integrada. A direção Criativa é desafiadora, mas visualiza sua equipe com acolhimento aos diferentes pontos de vista.
Crescer, desenvolver, beber de novas fontes de conhecimento. Mendevas é autêntico na fala, no gesto, e transparece isso a quem conversa com ele. Se, por um lado, a arte permite "enlouquecer", esse se torna o ativo da força que cria e que abre as possibilidades para as pessoas. Possibilidades, essas, em que acredita, e que sobretudo, oferece às relações que conduz: "no fundo, eu tenho fé na humanidade".