Top 10 Coletiva.net: notícia mais lida em setembro foi sobre o X
Fechamento, em definitivo, do parque gráfico do Correio do Povo foi a segunda matéria mais acessada
Diferentemente dos últimos meses, a notícia mais lida de Coletiva.net não foi sobre movimentação no mercado da Comunicação. Em setembro, o principal destaque do mês no portal foi sobre o caso X, que, mesmo pagando a multa estipulada pelo ministro Alexandre de Moraes, não voltou ao Brasil. Apesar de já poder movimentar ativos financeiros no País, outras ordens foram descumpridas pela empresa de Elon Musk.
A segunda matéria mais acessada foi sobre o fechamento, em definitivo, do parque gráfico do Correio do Povo em Porto Alegre. O jornal continuará sendo impresso graças a uma parceria fechada com o Grupo Sinos. O pódio foi encerrado com o falecimento do jornalista Mauro Vieira. O profissional atuou no jornal Zero Hora por mais de 25 anos, nas editorias Cultura, Moda e Esporte.
A quarta matéria que mais chamou atenção dos leitores do portal registrou a denúncia que a apresentadora da TV Pampa Ali Klemt recebeu do Ministério Público do Estado (MPRS). O fato se deu pelas falas da comunicadora que teriam sido de intolerância étnica contra o povo palestino. Na quinta colocação ficou a notícia sobre o Rafael Cechin assumir o cargo de gerente de Jornalismo da rádio Guaíba. O profissional será responsável pela gestão das equipes, além de liderar os conteúdos da emissora, tanto no noticiário geral, como no Esporte.
A estreia da Andressa Xavier como comentarista no 'Bom Dia Rio Grande' foi a sexta matéria mais lida do portal. A comunicadora conta com participação diária, a fim de relatar os principais assuntos do momento, direto da Redação Integrada. Em sétimo lugar ficou a notícia sobre o falecimento do repórter fotográfico Ricardo Stricher. O profissional foi encontrado morto em casa por familiares.
A oitava notícia mais acessada foi sobre o anúncio do Grupo RBS que investiu R$ 62 milhões em streaming. Em 2024, foram lançados 11 programas neste formato, por meio das marcas Zero Hora, Gaúcha e Atlântida. Na nona colocação, apareceu a matéria sobre a nova rádio 81 FM. Localizada em Canoas, a emissora veicula músicas sertanejas, bem como informações gerais e esportivas.
O Top 10 deste mês é encerrado com a notícia sobre a morte de Leonardo Caldas Vargas, que foi encontrado sem vida em um apartamento em São Paulo. O jornalista gaúcho atuava como coordenador no Canal Rural e, em paralelo, escrevia um livro sobre a Casa de Cultura Mario Quintana. Além disso, em seu currículo, teve passagem pelo Grupo RBS, com atuação na rádio Gaúcha.
Confira as matérias na íntegra:
1 - Caso X: mesmo após pagamento da multa, antigo Twitter não voltou ao Brasil
2 - Correio do Povo fecha, em definitivo, o parque gráfico em Porto Alegre
3 - Morre, aos 63 anos, o fotojornalista Mauro Vieira
4 - Ali Klemt, da TV Pampa, é denunciada pelo Ministério Público
5 - Rafael Cechin é o novo gerente de Jornalismo da Guaíba
6 - Andressa Xavier estreia como comentarista do 'Bom Dia Rio Grande'
7 - Luto na Comunicação: morre Ricardo Stricher
8 - Grupo RBS anuncia R$ 62 milhões de investimentos em streaming
9 - Novidade no rádio: está no ar a 81 FM
10 - Jornalista gaúcho é encontrado sem vida em apartamento de São Paulo